Como o Yoga mudou minha vida e me colocou no caminho de querer ajudar os outros

Por Lola Medeiros, organizadora do Yoga em Ação

Descobri o Yoga num momento muito complicado da minha adolescência. Drogas, álcool, sexo como forma de me machucar, péssima relação com a família, questionamentos existenciais gigantescos e sem rumo.

Quem me conhece hoje, não imagina que essa mesma Lola que fala no final da aula “o divino que habita em mim saúda o divino que habita em você” há alguns anos misturava drogas e bebida em festas de música eletrônica. Essa era a forma tortuosa que eu achava ter encontrado para entrar em contato com divino naquela época.

Mas em que ponto que essa história de adolescente problemática virou conto de fadas em sânscrito? As grandes transformações não chegam com anúncio. São silenciosas e muitas vezes nascem de pequenas afirmações que você manifesta pro universo com coração e honestidade. Algum tempo depois eu aprendi que no Yoga isso tem nome: é o nosso querido sankalpa de cada dia.

Não teve big happening. No meio de uma segunda, terça ou quarta qualquer, decidi que iria ter o Yoga mais próximo da minha vida. Pouco tempo depois disso, um ex me manda mensagem perguntando se eu conhecia alguém que desse aula de Yoga barata. Respondi na maior cara de pau:

“Eu, pode ser? Vou começar a fazer o curso de formação e a gente começa”.

Foi dessa forma que eu e o Yoga assumimos um namoro e aí a coisa entre a gente começou a ficar séria. Ele me apresentou sua família, com os Sutras de Patanjali, Pranayamas, Yamas e Nyamas e não se preocupe se você não faz ideia do que isso se trata. Yoga não está nos nomes difíceis. Está no seu caminho de volta pra você mesmo. A gente até tem umas regrinhas e uns “comos”. Mas no fim das contas, quem vai saber dizer se isso funciona ou não é você e o seu próprio divino. Tem como não se apaixonar?

Coisas novas só entram depois que as velhas vão embora e abrem espaço. Uma compulsão alimentar que me alimentava há anos foi embora. Uma aceitação e adoração do meu corpo chegou, minha energia sexual explodiu, junto com outras delícias.

Canceriana intensa com ascendente em Gêmeos, pratiquei quase todos os dias até cansar. Aprendi conceitos importantes como disciplina e a importância de se libertar dela de vez em quando. A grandeza que se atinge quando você cuida do seu corpo. Ele (o seu corpo) é tão lindo que retribui de volta na mesma moeda. A plenitude de fazer carinho na alma e uma sensação que vira sua companheira: acredita na incerteza do universo, tá tudo bem.

Comecei a dar aulas em um estúdio em Ipanema, no mesmo lugar onde fiz minha formação. Fiz minha turminha, ganhei minha “marca” como professora e sempre adorei colocar meus alunos pra suar. Acredito no que funciona pra mim e replico no meu caminho (tudo certo se pra você é diferente): bora cansar e limpar esse copo físico, nutrir o energético para abrir espaço pra magia acontecer.

E aí surgiu a ideia de levar essa magia pro online.

Ao invés de contar respiração de 15 alunos, por que não contar a respiração de milhares?

Foi assim que surgiu o Yoga e Ação. Juntamente com um “ser humaninho” lindo, belo comunicador, que cruzou minha vida. Ele acredita que saúde pode ser radiante e mostra pras pessoas como. Senhoras e senhores, com vocês, Paulo Yamaçake 🙂

O Yoga e Ação foi desenvolvido com muito amor e carinho para aquelas pessoas que querem se reconectar com a sua própria essência e cuidar de si de uma forma que faça sentido. A gente percebeu que essa história de malhar, se exercitar ou cuidar do corpo não é sustentável se ela não for adequada pra você.

Você não precisa levantar peso na academia porque todo mundo no Instagram faz, ou porque o seu médico recomendou 30 minutos de exercício físico 3x por semana. Muito menos se julgar porque você não faz ou não está dando conta do recado. Tá tudo bem, eu também passo por isso às vezes e te garanto que as musas do Insta também passam (elas só não postam isso – fracasso não gera like).

Yoga e Ação é para pessoas reais. Pessoas como eu e você, que tem caminhos retos e tortos, com barriga ou não, com flacidez, com remela nos olhos, cheiros, gorduras, questões pessoais e problemas. Pessoas que são maravilhosas por serem o que são e que buscam um sentido maior quando o assunto é se cuidar.

A boa notícia é que as aulas são online e de graça. Não tem trânsito, não tem falta de tempo, não tem desculpa. É só anotar na agenda, colocar um alarme pra te lembrar, abrir um espaço no seu quarto ou na sala e se programar para entrar em contato com a sua melhor versão. Mas se você estiver mega-ultra-corrida nesses dias, a gente montou algumas aulas pra que você consiga fazer até no caminho do trabalho. Anota aí, dia 11 à 15 de Setembro. Eu, o Paulo e mais de 15 profissionais juntos pra te ajudar a tomar o primeiro passo. É só se inscrever no www.yogaeacao.com

E se você quiser compartilhar seu relato pessoal, comenta aqui embaixo. Sabe aquela pessoa que sempre diz que vai começar a se cuidar e você vê de camarote ela presa no mesmo looping porque sempre aparece alguma desculpa? Aproveita pra fazer sua boa ação do dia e já encaminha o link do Yoga e Ação pra ela.

A gente se vê no Yoga e Ação.

Namaste!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?