Como não sair da sua rotina de meditação neste verão

Por Denis Karenkin*

O verão já está chegando, e com ele as férias em família, viagens, acampamentos, passeios na praia e muitas programações com as crianças… tudo isso pode resultar em deixar de lado a sua prática de meditação! Logo agora que você estava entrando no ritmo da sua prática matinal de respiração e meditação, o verão chega para bagunçar a sua rotina. Pois é, nós sabemos que viagens e horários diferentes dificultam a rotina diária.

Mas não precisa ser assim! Aqui vão algumas dicas para te ajudar a não sair do foco durante as férias e consequentemente não desanimar para a retomada oficial após o carnaval.

1. Planeje:
Se você acha que tem bastante tempo livre durante o verão e que meditar será fácil, fácil… está errado! O tempo voa e antes que você perceba, mal se lembrará da última vez que sentou-se para meditar.

Analise a programação da sua semana e veja qual é o melhor horário para incluir sua prática de meditação sem criar ansiedade ou estresse na sua vida. Se você normalmente medita antes do trabalho ou antes das crianças acordarem, talvez não conseguirá seguir esse horário durante as férias, desejando dormir um “pouquinho mais”. Uma boa opção pode ser meditar ao final do dia, para reduzir o ritmo das atividades antes de dormir, ou durante intervalos como: no aeroporto, no avião, etc.

Se pensar com antecedência conseguirá encaixar a meditação na sua programação de férias. Se estiver viajando acompanhado, talvez possa até ter companhia neste momento de silêncio.

2. A Natureza pode ajudar:
Se estiver viajando para um local próximo à natureza, que tal aproveitar a oportunidade para meditar debaixo de uma árvore, próximo a um riacho ou na praia (ouvindo o barulho da água)? Esteja presente, tem algo de muito acolhedor e relaxante na natureza.

3. Leve uma almofada com você:
Sentar-se em um assento familiar fará você ser sentir confiante como se estivesse “em casa”. Se ficar complicado devido à logística da viagem, leve uma almofada inflável ou um banquinho dobrável.

4. Faça uso dos aplicativos de meditação:
Mesmo que a meditação guiada não seja o seu estilo de meditação, fazer uso de aplicativos pode ser uma boa opção se a sua mente estiver muito ocupada ou até sonolenta ou “preguiçosa”. Existem muitos aplicativos que podem ser uteis (Insight Timer, Medita!) ou meditações online mais curtas ou mais longas. Faça o download com antecedência, para não depender de Wi-Fi ou 3G.

5. Se não pode vencê-los junte-se a eles:
Pode ser mais fácil continuar sua rotina de exercícios (corrida, natação, Crossfit ou Yoga) do que continuar sua prática de meditação durante as férias. Por que então não combinar as duas? Comece seu exercício com 10 minutos de meditação ou faça um escaneamento corporal (ou Savasana) ao final. Ao acordar de manha, você pode também continuar na cama por 10 ou 15 minutos a mais para fazer um escaneamento corporal antes de começar o seu dia.

6. Facilite sua vida:
Não se estresse! Até as pessoas mais experientes em meditação têm dificuldades em manter sua rotina durante as férias, então não se estresse. Se conseguir praticar pelo menos a cada dois dias já será o suficiente para passar pelas férias e restabelecer sua rotina diária de meditação quando voltar.

E não se esqueça das práticas “informais”. Simplesmente volte ao momento presente quantas vezes forem necessárias. Escolha estar 100% presente, com todos os seus sentidos, na atividade que estiver fazendo. Por exemplo, se estiver caminhando na praia, sinta a areia nos seus pés, a brisa no rosto, escute os sons das ondas. Se estiver em frente à uma fogueira, assista ao fogo, escute a conversa de seus amigos. Sinta-se firme no momento presente, aproveite. Não é exatamente isso que buscamos nas férias?

Se tiver mais dicas de como praticar meditação durante as férias, compartilhe conosco nos comentários!

*Denis Karenkin mora em Vitória, ES e além de dar aulas de Yoga e curso de Meditação Mindfulness, facilita sessões semanais de Banho de Gongo.

https://www.dkarenkinyoga.com/

 

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