Como manifestar a vida que você quer?

Por Clarissa Medeiros*

roda-asilomar
Foto: Clarissa Medeiros

Trabalhar com algo prazeroso e prosperar com isso deveria ser para todos, porém a maioria das pessoas que tiveram acesso à educação não alcança uma vida plenamente satisfatória, apesar de todo o empenho e dos anos investidos em escolas e universidades. Você já parou para se perguntar por que isto acontece?

Sendo empreendedora tenho constatado, cada vez mais, que o principal obstáculo está dentro da mente das pessoas, pois todos querem uma vida melhor, com mais significado e abundância, mas nem todo mundo acredita que uma vida realmente plena está ao alcance. Potencialmente, todos podem ser realizados e prósperos, porém muitos acreditam em limites como algo real e passam a construir a própria realidade dentro de certas redomas.

A causa para tanto desempoderamento está, em boa parte, na educação formal e na herança cultural e familiar. É fato que a maioria das pessoas não teve a oportunidade de descobrir os próprios talentos durante a infância e a valorizá-los na hora de escolher uma profissão. No caso das mulheres, pouco fomos encorajadas a ganhar dinheiro e ter autonomia. Não por acaso, boa parte da geração de 30 a 50 anos de idade simplesmente não sabe como prosperar fazendo o que gosta.

A verdade é que fomos levadas a “ter um bom emprego”, o que na época de nossos pais era sinônimo de trabalho previsível e estável. Então, veio a revolução tecnológica e o resto é história. Hoje, é preciso ter a capacidade de se reinventar para alcançar um novo lugar ao sol. As relações de trabalho estão mudando e queremos mais que pagar contas ou consumir. Queremos satisfação, sentido e qualidade de vida, não é?

O mundo está em completa transformação e este processo de mudanças traz novas responsabilidades e oportunidades. Sim, é possível ganhar dinheiro, ter agenda flexível e, ao mesmo tempo, fazer o que você gosta. Parece sonho? Pois saiba que acreditar em você é abrir a porta para a vida que você quer, com mais liberdade e significado.

A vida que você quer está esperando por você. Segundo a física quântica, ela já existe como possibilidade. Porém, como tudo, há um preço a ser pago. Percorrer o caminho que leva à liberdade, satisfação e abundância é desbravar uma jornada de descobertas e desconstruções. Colocar os próprios talentos a serviço em troca de uma remuneração é uma das atitudes de maior coragem que tenho enfrentado ao longo de minha trajetória, e tenho visto cada vez mais mulheres atravessarem estas fronteiras, conquistando autoconfiança e prazer em viver.

Você passou por transições e agora sente dificuldade de explicar o que faz? Costuma questionar sua capacidade? Ganhar dinheiro alinhada a um propósito e ser alegre com isso parece utopia? Se você respondeu sim para algumas dessas questões, talvez seja hora de rever antigas crenças e buscar suporte para se acessar o novo.

De fato, passar por transições, iniciar ou expandir um negócio sozinha é missão praticamente impossível. Acredito na força do grupo, das relações e da ajuda mútua. Acredito que um mundo com mulheres que têm poder de liderança e de decisão será exponencialmente melhor e mais equilibrado, e tudo que tenho conquistado se deve à inestimável orientação de quem já chegou lá e ao companheirismo de parceiras que trazem inspiração, incentivo e apoio nas horas desafiadoras.

Procuro sempre ver a “metade do copo cheio” e claro que isto não é fácil, pois requer uma atitude constante de superação. Tenho aprendido que se superar e vencer as batalhas internas deixou de ser opção. É uma necessidade. Isto é sério e definitivo, pois estamos participando do início de uma nova revolução tecnológica, na qual a velocidade das inovações nos levará a vivenciar mais mudanças nos próximos cinco anos do que vimos nos últimos vinte. Há também o agravamento das questões ambientais e sociais, e teremos que dar conta desde recado no decorrer de nossas vidas, não será possível delegar a tarefa. Você está preparada?

A consciência coletiva está evoluindo, isto é evidente ao constatar mais e mais pessoas buscando viver com significado. Você, eu e todo o mundo fazemos parte deste processo de evolução rumo às novas formas de inteligência. Temos que assumir o nosso lugar nesta transição. É hora de você escolher o seu lugar neste fluxo de transformações e fazer algo valioso com sua vida, trazer ao mundo a sua contribuição. A boa notícia é que a nova sociedade em formação traz uma oportunidade única para você ser líder de sua própria vida, colocar seus  talentos em ação para viver com mais propósito e alegria. Cada vez mais pessoas estão conseguindo abrir as portas certas. Vamos encontrar a chave juntas? Fica aqui o convite para seguirmos conectadas.

clarissa medeiros*Clarissa Medeiros empodera mulheres e líderes empresariais para alcançar o próximo patamar significativo na carreira e negócios, expressando suas forças e autêntico ser com clareza de propósito. Autora do livro Coach, a Nova Profissão, atua como mentora de negócios, coach e palestrante em programas para desenvolvimento de negócios e liderança, com ênfase em processos de transição. Graduada em Comunicação Social (PUCSP), especializada em Comunicação Empresarial Internacional (Syracuse University) e certificada internacionalmente em Coaching (International Coaching Community – ICC), Empreendedorismo e Liderança (Entrepreneurial Leadership Academy – EUA), percorreu trajetória em desenvolvimento humano, gestão sustentável e relações institucionais atuando em organizações empresariais, sociais e públicas. Iniciada na milenar tradição de Kriya Yoga desde 2001, recebeu na Índia o nome iniciático “Jnaneshvari”, relativo a “fonte de sabedoria”.

www.clarissamedeiros.com.br

Um Comentário

  1. Olá Clarissa! Muito bom o texto e ele vem ao encontro do movimento que venho fazendo em busca desta minha nova identidade. Sou da geração dos anos 60 que, como você disse bem, aprendeu uma única forma de estar no mundo do trabalho. Em 2008, após várias outras formações, resolvi cursar psicologia, curso este do sonho de juventude e concluí. Hoje curso pós na área de psicologia analítica e estou escrevendo artigos para alguns blogs. Trabalho na direção de uma instituição não governamental em Jundiaí. Meu abraço e que o seu trabalho inspire cada vez mais pessoas a mudarem o rumo da sua história. Gratidão.Patrícia

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?