Lendo agora
Como já dizia Darwin: é do erro que vem a evolução

Como já dizia Darwin: é do erro que vem a evolução

Avatar

Por Gabi Picciotto*

Você tem pavor de errar? E se descobrisse que é o erro que gera a evolução, procuraria lidar de uma forma mais natural com o erro?

Um dos grandes medos do ser humano é errar. É difícil encontrarmos alguém que goste de errar, pois errar, no geral, está ligado a ideia de fracasso. Está relacionado ao fato de não termos conseguido realizar algo conforme esperávamos ou era esperado de nós. E não atingir alguma expectativa, não fazer algo como achávamos que seria o certo tende a gerar um sentimento de tristeza, de incapacidade, ou até de inutilidade.

No entanto, a ciência nos diz que a evolução vem exatamente do erro!

Você está lembrado da Teoria de Evolução de Darwin que explica sobre a origem e evolução das espécies?

Ela é uma das teorias mais importantes para a história da humanidade e nos explica didaticamente que as espécies evoluem a partir de erros.

Segundo esta teoria os organismos mais adaptados geneticamente a viver em um ambiente, tende a serem selecionados e passarem seus genes adiante, enquanto os demais tem mais chances de serem extintos. Novos ambientes e condições externas exigem novas características e é ai que entra a questão do erro.

comojadiziadarwinedoerroquevemaevolucao

Essas novas características surgem a partir das mutações. As mutações são mudanças na sequência dos nucleotídeos do material genético de um organismo. Mutações podem ser causadas por erros de copia do material durante a divisão celular. Isto é, na tentativa de se criar um material genético com características similares ao anterior, houve alguma falha, algum erro e este erro gerou uma nova característica.

Caso essa nova característica seja mais propicia que a anterior para a vida neste ambiente, ela tende a ser selecionada e assim se dá a evolução das espécies, a partir de uma seleção sucessiva de mutações.

Voltando para o nosso pavor diante do erro, a partir de nossos erros podemos ter novas descobertas e o que era um aparente fracasso pode acabar se tornando um verdadeiro sucesso.

A história está cheia de erros ou acasos que foram os responsáveis por grandes invenções. Alguns exemplos de invenções desse tipo: micro-ondas, post-it, massinha de modelar, batatas chips, fogos de artifício.

E não é só através de boas invenções que podemos ver utilidade para nossos erros, mas também a partir de tudo que aprendemos com eles, nos tornando cada vez mais experientes.

A vida de empreendedores, por exemplo, tende a ser assim, uma jornada árdua, cheia de erros e recomeços. É de erro em erro que chegamos aos nossos grandes acertos, o importante é ser resiliente, aprender com cada queda, ao invés de desistir, utilizar esses momentos como oportunidades de aprendizado e combustível que nos deixará ainda mais forte.

Errar não é fácil e a tendência é que nunca seja, mas se tivermos esse olhar diferente para o erro, a chance de fazermos dele um aliado ao invés de um inimigo, é bem maior.

Créditos da foto: https://www.flickr.com/photos/fiddleoak/

Gabi-Picciotto-2*Co-criadora do Curso Integral Way, Gabi é Master Coach Integral, especialista em propósito de vida e na utilização da abordagem integral como alavanca de mudanças sustentáveis em pessoas e organizações. Fundadora do The Sun Jar, atua como coach, palestrante e consultora integral apoiando pessoas e organizações no alcance de uma vida mais plena e com sentido. Gabi também é colaboradora do Nowmastê. Para mais informações acesse: www.thesunjar.com

Vá para cima