Lendo agora
Como aprimorar a nossa capacidade de sentir gratidão

Como aprimorar a nossa capacidade de sentir gratidão

Avatar

Por Valquiria Rita Geraldini*

foto-gratidao-600p

“A gratidão desbloqueia a abundância da vida. Ela torna o que temos em suficiente, e mais. Ela torna a negação em aceitação, caos em ordem, confusão em claridade. Ela pode transformar uma refeição em um banquete, uma casa em um lar, um estranho em um amigo. A gratidão dá sentido ao nosso passado, traz paz para o hoje, e cria uma visão para o amanhã.”
Melody Beattie

É indiscutível que sentir gratidão por qualquer motivo traz paz e bem estar. A compreensão da importância de sentir gratidão traz a percepção de que ela faz parte da alegria e da plenitude de nossas vidas.

A gratidão também pode ser vista como um caminho para o sucesso uma vez que ao nos sentirmos gratos visualizamos o sucesso e todas as coisas benéficas que aconteceram e isto é um aprendizado pois desta forma o cérebro naturalmente trabalha para trilhar o caminho que leva à pessoa a ser bem sucedida. Além disso, tudo aquilo em que nos concentramos tende a crescer portanto direcionar o nosso foco para as coisas boas da vida é fundamental para uma vida próspera e feliz. É o velho dilema do copo. O copo está cheio até a metade ou vazio? A resposta vai depender se estamos prestando atenção no seu conteúdo ou no que está faltando.

Você pode aperfeiçoar a arte de se sentir grato através da prática. Além disso, existem diversos exercícios que podem auxiliar a todas as pessoas que desejam aprimorar a capacidade de sentir gratidão.

O primeiro deles e que eu gosto muito é o caderno de agradecimento que funciona da seguinte forma: compre um caderno bem bonito e todos os dias antes de dormir, escreva três coisas diferentes pelas quais você agradece naquele dia que está terminando. É importante não repetir e todos os dias encontrar três motivos novos para agradecer. Sugiro que este exercício seja feito por pelo menos um mês. Gosto muito de realizá-lo durante o mês de dezembro como um exercício de encerramento do ano ou no mês do meu aniversário que é setembro como um exercício de celebração ao novo ciclo que se inicia na data de aniversário.

O segundo exercício que eu também gosto muito está no livro Jardim dos Anjos da autora Patrícia Gebrim. É um exercício de visualização para a gratidão e deve ser realizado da seguinte forma: “veja seu coração como uma taça. Concentre-se na sua respiração até a energia prateada da gratidão contida na taça começar a transbordar. Então agradeça por algo valioso para você – por sua saúde, por uma ajuda especial, por estar viva! Sinta a vibração amorosa dessa energia e ofereça-a a todo o Universo.

Podemos também utilizar as essências florais para aperfeiçoarmos a capacidade de sentir gratidão. Há uma essência floral pertencente ao Sistema do Bush Australiano criado por Ian White que se chama Pink Flannel Flower que vai auxiliar a todas as pessoas que acham que a vida não tem graça e que possuem dificuldade de apreciar a riqueza presente em sua existência. Ela nos ajuda a direcionar o nosso foco e expandir o sentimento de gratidão trazendo apreciação aos pequenos detalhes da vida e a capacidade de reconhecermos as bençãos de cada momento que estamos vivendo.

Então mãos à obra! Vamos tentar cultivar mais positividade e sentir gratidão por tudo que há de bom em nossas vidas!

Valquiria Rita Geraldini

*Valquiria Rita Geraldini é uma eterna otimista que acredita no lado bom das pessoas. Terapeuta Floral, Escritora, Instrutora em Visualização Criativa, Practitioner em Florais de Bach registrada no Bach Foundation da Inglaterra. Participou também do Programa de Formação em Terapia Floral pela Flower Essence Society (FES – Califórnia). Atende crianças, adolescentes e adultos. Realiza consultas online.

Contato: [email protected]
Site: www.harmoniaesaude.com

ilustração: Amanda Mol

Veja comentários (2)

Deixe uma resposta

Vá para cima