Lendo agora
Como abrir o coco e fazer leite de coco

Como abrir o coco e fazer leite de coco

Nowmastê

Receita da Juliana Moraco publicada no site dos amigos VegGo!

leite de coco

O leite vegetal mais saboroso, mais barato e fácil de encontrar é o leite de coco. Ainda é muito versátil e pode ser usado em pratos salgados, sobremesas e vitaminas. O único problema é abrir o coco. Ou era, porque vamos te ensinar como abrir facilmente a casca do coco e fazer o leite.

Ingredientes

.1 coco seco;
.2 xícaras de água.

Modo de Preparo:

Primeiro, utilize um saca-rolhas para retirar a água do coco. O coco seco tem 3 furinhos, sendo um deles mais mole do que os outros. Encontre qual é o mais mole e mais fácil de ser perfurado. Com o saca-rolhas, force a perfuração do coco e deixe drenar a água em um copo.
Preaqueça o forno a 180 C° e coloque o forno em uma assadeira ou na própria grelha. Cerca de 10 minutos depois, o coco racha e, as vezes, é possível ouvir o barulho.

Deixe esfriar e force a abertura a partir da rachadura. Uma faca pode ajudar a aumentar o tamanho da rachadura. Separe com as mãos e o coco deverá se abrir.

Pode acontecer de um lado ser muito maior que o outro, dificultando a retirada da polpa. Neste caso, com uma faca grande, atinja a linha medial do coco, com força. Ele deve se rachar novamente.

Retire a polpa com uma colher e tire a pele marrom que fica embaixo da polpa.

Para o leite, bata no liquidificador uma porção de coco para uma porção de água. Um coco tem aproximadamente 2 xícaras de polpa, portanto, 2 xícaras de água.

Posicione um coador sobre uma jarra e, por cima do coador, um voal ou pano de prato. Despeje o conteúdo do liquidificador no voal ou pano e esprema para sair todo o líquido. O que resta no voal é o resíduo do coco que pode ser usado em diversas receitas, além de poder ser transformado em farinha de coco.

Sirva o leite puro e gelado ou utilize em outras receitas

*Estudante de medicina, Juliana Moraco é idealizadora do @Veganize-se, especializado em receitas veganas rápidas e fáceis para quem vive na correria

Veja comentários (2)

Deixe uma resposta

Vá para cima