Lendo agora
Como a Teoria Integral pode ajudar a mudar sua vida

Como a Teoria Integral pode ajudar a mudar sua vida

Avatar

Por Gabi Picciotto*

Praticamente todos nós queremos fazer alguma mudança em nossas vidas, seja mudar de carreira, melhorar nossos relacionamentos, perder o medo, evoluir espiritualmente, mudar hábitos alimentares e dai em diante…. O ser humano é por natureza um ser inquieto e a busca por mudanças constantes faz parte de nosso dia a dia.

Mas fazer uma mudança não é algo nada fácil. Encontramos mil receitas de bolo, manuais de felicidade, pessoas vendendo para nós uma salvação, escutamos, lemos, vamos atrás, mas por que será que mesmo assim muitas vezes não encontramos as respostas que tanto queremos?

Pelo contrário, acabamos nos entediando de ver mais do mesmo ou tentamos até seguir as receitas e parece que nada adianta…

É, feliz ou infelizmente, a complexidade humana vai muito além de qualquer manual e simplesmente seguir o que deu certo pra outra pessoa não é certeza de sucesso.

E se, ao invés de simplesmente aceitarmos e repetirmos os passos alheios, fossemos atrás de algo que nos ajude a obter nossas próprias respostas? Algo que junte sabedorias milenares com os últimos avanços da modernidade e que nos dê ferramentas para lermos a nós mesmos e a nossa realidade?

Sabe na Trilogia Matrix quando Neo tem a escolha de sair ou não da caverna e ver novas perspectivas da realidade? Já imaginou como seria você poder fazer a mesma escolha? Não seria uma escolha fácil, afinal quando mais enxergamos, mais complexo tudo fica, mais nos conhecemos e vemos coisas ótimas e outras não tão boas, mas sem dúvida, podemos encontrar respostas que nunca encontraríamos se permanecêssemos sempre presos ao nosso atual campo de visão….

Pra nossa surpresa, existe sim uma abordagem que serve como a tal pílula do Matrix (não por acaso a trilogia foi feita com base nela). É uma abordagem profunda e não tão simples, mas que se bem utilizada pode nos ajudar a mudar totalmente as nossas vidas. Não porque vamos seguir mais uma receita de bolo, mas porque ela nós leva a uma visão completamente nova de mundo que nos faz ter ferramentas para criar a nossa própria receita.

Tal abordagem, chama-se Teoria Integral de Ken Wilber. Ken, após anos de estudo sobre o ser humano e recorrendo a renomes como Buda, Einstein, Freud, Jung, Goleman, Piaget, Aurobindo, Kegan e muitos outros, criou uma “teoria integral de tudo”, uma metateoria composta de diversas teorias, um mapa formado de outros mapas que nos ajuda a ter uma nova compreensão do ser humano e da realidade que o circunda.

intergral way

Este mapa tem 5 elementos simples e profundos, capazes de nos ajudar de forma holística e sustentável em nosso desenvolvimento pessoal, são eles: os quadrantes, linhas, níveis, estados e tipos. Estes 5 elementos não são apenas conceitos teóricos, mas aspectos de nossa própria experiência, atributos de nossa consciência que co-ocorrem em todo e qualquer momento.

Uma breve descrição de cada um deles:

  • Quadrantes: são as quatro dimensões da realidade, as 4 perspectivas nas quais tudo na vida acontece. Tais perspectivas são formadas por duas distinções fundamentais: interior/exterior e individual/coletivo;
  • Linhas: são as famosas inteligências múltiplas, as áreas específicas em que o crescimento e o desenvolvimento podem ocorrer;
  • Níveis: são os diversos níveis através dos quais nossa consciência evolui ao longo da vida;
  • Estados: formas temporárias, mutáveis e às vezes intensificadas de consciência (como: vigília, sonho, sono profundo, estados meditativos ou experiências de pico).
  • Tipos: são nossas diferenças horizontais, aquelas que mesmo sendo completamente distintas, não dizem respeito a questões superiores ou inferiores entre si (as famosas tipologias de personalidade, gêneros..).

Se você quiser saber mais sobre este mapa e seus elementos, estamos lançando um curso online completo sobre o assunto e disponibilizando 4 aulas gratuitas que já dão uma boa ideia sobre o que se trata essa metateoria e os diversos elementos que a compões. Para receber as aulas gratuitamente em seu e-mail, basta acessar o site do Integral Way.

Claro que é mais fácil seguir a receita do que conhecer os ingredientes e inventar o bolo. Mas de que adianta gastar tempo, energia e dinheiro replicando algo que não foi feito para você e que nunca vai ser. Se você quer realmente despertar para uma nova consciência, fica o convite!

Gabi-Picciotto-2

Co-criadora do Curso Integral Way, Gabi é Master Coach Integral, especialista em propósito de vida e na utilização da abordagem integral como alavanca de mudanças sustentáveis em pessoas e organizações. Fundadora do The Sun Jar, atua como coach, palestrante e consultora integral apoiando pessoas e organizações no alcance de uma vida mais plena e com sentido. Gabi também é colaboradora do Nowmastê. Para mais informações acesse: www.thesunjar.com

Vá para cima