Junho tem comemorações do Dia Internacional do Yoga com a Arte de Viver

As comemorações da Arte de Viver para o dia 21 de junho, data instituída pela ONU s para comemorar a Yoga, acontecerão  no Rio de Janeiro e em outras nove cidades brasileiras, e em mais de 150 países onde a Arte de Viver atua.

Com apoio do Consulado da Índia, Globo, Prefeitura do Rio e Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), a Arte de Viver promove, este mês, uma série de eventos para comemorar o Dia Internacional do Yoga. A celebração começa com um grande Festival de Sri Sri Yoga, com cursos sincronizados que acontecerão na mesma data no mundo todo, entre os dias 17 e 21 de junho. Também está no calendário o The Sun Never Sets on Yoga, outro evento mundialmente sincronizado com centenas de cidades, em que praticantes de yoga se reúnem para realizar em conjunto a sequência de movimentos da Saudação ao Sol (Surya Namaskar). O ponto alto da comemoração será o dia 23 de junho, com um grande evento na Praia de Copacabana e a participação do indiano Akash Barwal, embaixador e instrutor sênior da organização internacional Arte de Viver.

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2014, o Dia Internacional do Yoga vem crescendo a cada ano em todo o mundo. No Rio, já realizou dezenas de eventos gratuitos para públicos variados, como crianças, mulheres e gestantes, levando o yoga para pontos turísticos cariocas e também bairros da Zona Norte, comunidades como o Complexo do Alemão e o Morro do Cantagalo, além da cidade de Niterói. A celebração de 2017, na Cidade das Artes, contou com a participação de representantes de diversas escolas e movimentos cariocas, entre elas o Yoga da Maré.

Eventos

Cursos sincronizados

A partir do dia 17 de junho, a Arte de Viver promoverá em todo o mundo um Grande Festival de Sri Sri Yoga com cursos sincronizados na mesma data, encerrando-se no dia 21 de junho, data oficial de comemoração do Dia Internacional do Yoga. Os cursos acontecerão em mais de 150 países onde a instituição tem sede. No Brasil, haverá aulas no Rio de Janeiro (Botafogo), São Paulo, Salvador e Recife, com a participação de instrutores locais. O encerramento será feito pelo fundador da Arte de Viver, Sri Sri Ravi Shankar, que fará uma chamada de vídeo ao vivo, diretamente da Índia, para conversar com os alunos.

O Sri Sri Yoga é um curso ideal tanto para iniciantes quanto para praticantes avançados,​ que procuram enriquecer o seu bem-estar físico, emocional e espiritual, resgatando o yoga puro, autêntico e universal. Integra o corpo, a mente e o espírito através de uma série de pranayamas (técnicas de respiração), asanas (posturas) suaves e vigorosos, levando a um estado de paz e harmonia. A prática também desintoxica o corpo liberando energia e levando cada indivíduo a apreciar a si mesmo e ao mundo.

No curso, os ensinamentos milenares do Yoga e a sabedoria de escrituras antigas são trazidos em um formato de fácil entendimento e prática, para melhorar a qualidade de vida diária dos alunos de maneira alegre e simples.De forma holística, os instrutores ensinam como integrar e energizar a mente, o corpo e o espírito.

Não é necessário ter cursos anteriores relacionados à área para participar. As inscrições para os cinco dias de aulas custam R$300 e já estão abertas. Siga a página no Facebook para mais informações.

The Sun Never Sets on Yoga

No dia 16 de junho, outro evento percorrerá pontos turísticos em mais de 200 cidades com um ciclo de saudações ao sol (Surya Namaskar), para a gravação de um vídeo que mostrará praticantes de yoga se exercitando em conjunto em várias partes do mundo. Os movimentos sincronizados são feitos ao nascer do sol em cada cidade, formando uma bela coreografia, em que os participantes, além de exercitar o corpo e acalmar a mente, criam uma corrente de boas vibrações e energias para suas localidades e para o mundo inteiro. No Rio, agravação do vídeo será a partir das 6 horas na Praia Vermelha.

Em 2016, o The Sun Never Sets on Yoga contou com a participação de mais de 300 cidades, começando por Melbourne, na Austrália. Veja neste vídeo como foi:

“O objetivo do The Sun Never Sets é divulgar o yoga e também criar uma onda de boas vibrações para percorrer o mundo. As posições executadas durante a saudação são uma forma de exercitar o corpo, eliminar pontos de estresse, relaxar a mente. Convocamos os participantes a enviar vibrações positivas para o Rio de Janeiro e também para o mundo, aproveitando que milhares de pessoas em várias cidades estarão participando dessa onda sincronizada”, explica Tiago Monteleone, coordenador da Sri Sri School of Yoga da Arte de Viver no Brasil.

Celebração final Dia 23

Como grand finalle, a Celebração na praia de Copacabana no dia 23 de junho contará com a presença do Cônsul Geral da Índia e de Akash Barwal. Seguido por milhares de pessoas no mundo e conhecido por instigar uma sede conhecimento por onde passa, Akash é embaixador e instrutor sênior da organização internacional Arte de Viver.  A programação gratuita também incluirá meditação guiada, a participação de professores de diversas escolas e vertentes do Yoga, que guiarão aulas para crianças e adultos; apresentações musicais e performances. A programação começa a partir das 8h e para participar é preciso apenas usar roupas confortáveis e levar tapete de yoga ou canga.

O evento, organizado pela Arte de Viver (http://www.artofliving.org/br-pt) tem apoio da Globo, do Consulado Geral da Índia no Brasil, da Caixa de Assistência dos Advogados do Estado do Rio de Janeiro (Caarj), Prefeitura do Rio de Janeiro e Instituto E. A data, comemorada oficialmente no dia 21 de junho, será celebrada no Brasil e em vários países. Até agora já confirmaram programação para o evento Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Juiz de Fora, Recife, Salvador e São Paulo, além de outros países como Alemanha, Estados Unidos, Japão e, é claro, a Índia.

 “Copacabana é um local que reúne cariocas e turistas do mundo todo. É um cartão postal mundialmente conhecido, amado por todos que visitam. Nosso objetivo é fazer com que os frequentadores conheçam mais do yoga, juntem-se a nós nesta iniciativa de meditar, cuidar do corpo e, assim, também contagiar as pessoas para cultivarem pensamentos saudáveis, de comunhão, de alegria e paz. Nada melhor que aproveitar uma data como essa para divulgar a filosofia do yoga, que estimula o equilíbrio da mente e do corpo como uma forma de cuidar de si e dos outros”, explica Carolina Jourdan, coordenadora do Dia Internacional do Yoga no Rio de Janeiro.

Sobre o Dia Internacional do Yoga

O Dia Internacional do Yoga foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para celebrar a prática milenar de equilíbrio para o corpo e a mente. A intenção é levar a mais pessoas o conhecimento sobre uma ferramenta simples e acessível capaz de trazer relaxamento e tonicidade ao corpo e positividade à mente, além de melhorar a memória, concentração, criatividade, disposição física e o nível de energia vital como um todo.

“Nosso objetivo é unir pessoas, convidar todas as escolas, porque a comemoração é da ONU e está sendo organizada aqui no Rio pela Arte de Viver, mas a data e o yoga são universais. Queremos que todos participem”, convida Tiago Monteleone.

Sobre o Yoga

Antigamente confundido com religião ou associado apenas a um estilo de vida alternativo, o Yoga é na verdade uma filosofia de vida que busca a integração de corpo e mente. Originária da Índia, é praticada há mais de cinco mil anos, sem restrição de idade, nacionalidade ou cultura. De acordo com o fundador da Arte de Viver, o líder humanitário Sri Sri Ravi Shankar, yoga ajuda o ser humano a alcançar todo seu potencial e melhorar a qualidade de vida, daí a importância em disseminar esse conhecimento tão antigo e precioso. “Pode remover as lágrimas e trazer um sorriso a cada rosto, trazer celebração e novas habilidades à vida de qualquer um”, afirma.

A proclamação do dia 21 de junho como o Dia Internacional do Yoga pela ONU veio após pedidos de várias lideranças yoguis e do primeiro-ministro indiano, Sr. Narendra Modi. A data foi escolhida por ser o solstício (dia em que os hemisférios da Terra atingem a maior inclinação possível em relação ao Sol). Tradicionalmente, o solstício é considerado uma data importante para muitas culturas.

A palavra solstício vem do latim (sol+sistere=parado, que não se move). O sol mais próximo, com dias mais longos, significaria a vitória da luz sobre as trevas e também um motivo de alegria, um momento de renascimento e renovação. Na tradição yogui, foi no solstício de verão há mais de 15 mil anos, no Himalaia, que Adi Yogi (o criador do Yoga) escolheu os Saptarishis ou Sete Sábios, que foram seus primeiros discípulos para levar a ciência do yoga para muitas partes do mundo.

Sobre a Arte de Viver

Fundada em 1981, a Arte de Viver é uma organização internacional de caráter educacional, social e humanitário. Possui status de consultora do Conselho Econômico e Social das Nações Unidas e seus programas de autodesenvolvimento e eliminação do estresse são credenciados pela Organização Mundial de Saúde.

Tem como principal objetivo contribuir para a construção de uma sociedade livre de estresse e violência. Para isso, atua por meio do trabalho voluntário em mais de 155 países. No Brasil, já está presente nos estados da Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.

Serviço

Dia 16 de junho – The Sun Never Sets on Yoga

Às 6h na Praia Vermelha

De 17 a 21 de junho – Festival Internacional de Sri Sri Yoga

Sede de Botafogo da Arte de Viver

Rua Voluntários da Pátria, 301 sala 801 Botafogo

Mais informações pelo telefone (21) 3624-1900

Dia 23 de junho – Celebração aberta do Dia Internacional do Yoga

Praia de Copacabana, próximo ao Copacabana Palace, a partir das 8h

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?