Lendo agora
Cinco formas de lidar com pessoas pessimistas e negativas

Cinco formas de lidar com pessoas pessimistas e negativas

Nowmastê

Por Thainá Cunha*

Thainá

Conviver com gente que reclama e só enxerga o copo meio vazio é um desafio de todos, em momentos e com intensidades diferentes. Cá entre nós, é bem difícil se manter positivo quando alguém próximo tenta te levar pro lado negro da força. É um exercício e tanto de tolerância e paciência, não se afastar ou até mesmo brigar com gente assim. A lista abaixo é um pequeno manual de sobrevivência à esses momentos e, lógico, existem sempre infinitas possibilidades para melhorar essa convivência.

* Respeite o sentimento do outro *

Antes de tentar mudar alguém, de aconselhar e de julgar o que é melhor para ele, lembre-se que a reclamação vive dentro de cada um de nós. Sempre que nos incomodamos com alguma característica externa, é por que essa mesma característica também existe na gente. Dessa forma, uma pessoa de bem com a vida e super motivada, se incomoda com um pessimista porque ele expressa uma característica que é reprimida por muitos, como a negatividade. Antes de tudo, é importante respeitar e aceitar o outro, às vezes apenas isso já provoca mudanças perceptíveis na relação com essa pessoa.

* Ofereça empatia *

A empatia é a capacidade de se identificar com o que outra pessoa sente ou pensa. Todos nós precisamos de empatia em momentos diferentes da vida, pois temos necessidades básicas a atender. Quando alguém expressa pensamentos e sentimentos negativos, essa pessoa quer ser ouvida. A única coisa que ela está pedindo é atenção e compreensão de alguém. Ao invés de julgar, escute o que o outro tem a dizer. Aprenda nesse vídeo curtinho da Brené Brown como funciona a empatia.

* Fique firme onde você está *

Ouvir o outro e oferecer empatia não quer dizer que você vai ter que se tornar negativo também. Esse é um dos motivos pelos quais essa é uma situação tão desafiadora. É possível compreender, respeitar e aceitar o outro sem deixar que a negatividade afete a sua energia e você se pegue sendo pessimista.

* Ouça o seu próprio conselho *

Quando estamos próximos à alguém pessimista, temos a tendência a querer solucionar aquela situação, dizendo o que o outro deveria ou não fazer. Para uma pessoa negativa, aconselhamos mais positividade e aceitação, porque acreditamos que essa pessoa deveria agir diferente. Antes de aconselhar o outro, ouça seu próprio conselho e seja mais positivo com relação àquela pessoa, mais uma vez: aceite-a. No final das contas, o que você diria a ela serve para você mesmo nessa situação.

* Leve sua positividade *

Experimente atitudes simples como: convidar essa pessoa para um filme, mandar uma mensagem inspiradora de bom dia, elogiar e oferecer ajuda. Assim você sai da posição daquele que só dá lição de moral e passa a ser alguém que traz momentos mais agradáveis ao dia dessa pessoa. Além disso, pequenas ações como essa podem gerar um retorno positivo que você nem imagina.

Thainá Cunha*Meu nome é Thainá Cunha, moro em Ouro Preto, Minas Gerais e sou formada em Jornalismo. Acredito que gente inspirada, motivada e conectada consigo mesma tem um potencial incrível nas mãos. Trazer esse potencial à tona de forma leve e transformadora é a minha missão. E é através de conteúdo, produtos de informação e consultoria que inspiro as pessoas. No meu site, o Varal de Estrelas, você encontra matérias, entrevistas, opinião, dicas e ideias de autoconhecimento, estilo de vida e transformação pessoal.

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima