Chuva de Ouro – remédio gratuito nas árvores mais próximas de você

O Saúde Elementar é um projeto do casal Andreas Bruno, professor e terapêuta ayurvédico e Maíra Salomão, naturóloga e psicoterapêuta, juntos eles criam cursos e retiros de Ayurveda e Psicologia Integrativa.

No Instagram do Saúde Alimentar tem sempre uma pílula e outra com dicas para o bem-estar. Aqui eles falam sobre a Chuva de Ouro:

Botanical Images

Conhece a Chuva de Ouro?

Remédio gratuito nas árvores mais próximas de você!

Aragvadha ou Aragwadha é uma das plantas que mais representa como nos afastamos dos remédios NATURAIS, SIMPLES DE USAR E CUSTO ZERO (na verdade vai te custar uns pulinhos para alcançar ou subir nas costas de um miguinho, fora isso, zero). Este nome em sânscrito que significa “ajuda a destruir doenças” traz um ar de uma planta longínqua que só pode ser colida nos pés dos Himalayas em meia estações chuvosas de lua cheia. Mas na verdade é o contrário, Aragwadha é a planta de nome científico Cassia Fistula popularmente conhecida como Chuva de Ouro ou Cassia-Imperial. Aquela árvore de médio porte que dá flores em cachos amarelos, linda! E que pode ser encontrada nas ruas de quase todas as cidades brasileiras e pode estar mais perto de você do que imagina.

Foto: Forest and Kim Starr

Pois bem, essa árvore é um dos melhores remédios para ajudar o intestino a funcionar. Quem tem o intestino preso ou conhece alguém que tem constipação? Excluindo patos e coelhos provavelmente todo mundo conhece alguém que passa por esse desconforto. A Cassia é um tesouro para esses desequilíbrios pois é um laxativo suave e não agressivo para o corpo. É uma planta que é muito carinhosa e amorosa no seu jeito de agir.

Além de ajudar a colocar o intestino a funcionar é um grande depurativo (que purifica o sangue) e o plasma.

Pergunta para os alunos formados do Saúde Elementar – ou para quem quiser entrar no desafio, fora professores de Ayurveda.. segura:

Se é uma planta que limpa o intestino, ou seja, ajuda a eliminar o Dosha Pitta em agravamento, e purifica o plasma e o sangue, em quais patologias ela vai ser de grande uso?

Valendo!

Ayurvedicamente falando, é uma planta que pacifica os três Doshas, tem seu sabor doce, potência fria e uma qualidade lubrificante. Tudo isso é bem fácil de perceber experimentando a resina da vagem dela.

Para usá-la, colhe-se com muito respeito as vagens mais maduras. Depois deixamos os discos resinosos que ficam entre as sementes de molho em um copo de água durante o dia. Você vai ver que a resina vai soltando gradativamente na água. Dai é só tomar essa água, sem os discos, de noite antes de dormir.

O ideal é começar aos poucos, com 2 a 4 disquinhos e ir aumentando até ter uma boa evacuação de manhã. Se a dose for demais essa evacuação se tornará uma diarréia. Por isso é sempre bom ter um terapeuta acompanhando nesse processo.

Viva a natureza que nos cura sem nos cobrar nada!!!

Quer saber mais e estudar com a gente? Essas e outras dicas, experimentos e conteúdos no Curso de Formação em Ayurveda 2019. As inscrições estão abertas e o curso vai de Março a Dezembro. Mais informações escreva para [email protected] .

Vem com a gente!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?