Celebrar a vida: como fazer de cada dia um dia especial

Por Gabi Picciotto*

unnamed

Todos nós adoramos ter dias especiais, aquele dia em que nos dedicamos a algo que amamos, que temos tempo para fazer coisas bacanas, que nos possibilitamos focar em nós mesmos. Para alguns isso se dá no dia do aniversário, outros nas férias ou em datas festivas como Natal, Ano Novo, dia das mães, dias dos namorados… Independentemente de quando e do como, praticamente todos nós nos permitimos ter esses momentos.

E são esses momentos especiais que costumam dar mais cor a nossa vida, não é?

Me lembro de passar meses esperando as minhas próximas férias ou o ano esperando o próximo aniversário.

Mas se são momentos tão bacanas, porque eles acontecem apenas de forma pontual? Não seria ótimo se pudéssemos ter isso diariamente em nossas vidas?

Fatores como dinheiro e falta de tempo, costumam ser a resposta da maioria das pessoas. Escuto muito que com a rotina atarefada do dia a dia, os momentos especiais acabam sendo deixados de lado ou que o especial das férias está em fazer viagens ou programas que demandam dinheiro e que isso acaba ficando inviável de ser feito com maior frequência.

Entendo plenamente esses pontos e concordo sim que são fatores limitadores, mas será que não existe mesmo alguma forma de trazer o “especial” para o nosso dia a dia?

Lembro de quando comecei a morar junto com meu atual namorado e tive um grande aprendizado que me fez ter a resposta para essa pergunta, algo que, sem dúvida, fez muita diferença na minha forma de viver cada dia.

Eu tinha uma série de pratos, talheres, copos, jogos americanos e guardanapos da melhor qualidade que guardava para ocasiões especiais (praticamente nunca tinha usado) e quando me dou conta vejo que ele tinha colocado a mesa para o nosso jantar do dia a dia com tudo isso. Minha reação foi: “Amor, esses não são para usar no dia a dia, apenas em ocasiões especiais e para receber visitas”. Ele me respondeu: “Amor, você já parou para pensar que nós mesmos somos as pessoas mais especiais? Para que ficar guardando? Porque não fazer de nosso jantar do dia a dia sempre um momento especial?”.

Ele tinha total razão, cada um de nós é sempre a pessoa mais especial para si mesmo, se nós não nos tratarmos como pessoas especiais, porque outras pessoas tratariam? E mais, porque não fazer de todo o dia um momento especial?

A partir dai eu comecei a rever a minha forma de agir e pensar em relação a como trazer momentos especiais para o meu dia a dia. O primeiro passo foi me considerar uma pessoa realmente especial e merecedora de mimos e agrados.

E comecei a implementar coisas menores quase que diariamente que começaram a trazer o “especial” para a minha rotina. Coisas simples como usar mais as minhas roupas que julgava especiais, uma vez ou outra me dar presentes, ter tempo para ler um livro especial, as vezes tomar um banho relaxante mais demorado, com velas e uma boa música, ter um tempo para ficar comigo mesma e cuidar da minha pele passando cremes e um bom perfume, cozinhar para mim mesma coisas gostosas e assim por diante!

Hoje, mesmo quando como sozinha, preparo uma mesa super caprichada! São coisas pequenas, que não tomam muito tempo e nem nos fazem gastar muito dinheiro, mas que dão esse toque especial na nossa rotina!

Qualquer um gosta de se sentir especial, celebrar a vida e esses pequenos momentos além de ser algo prazeroso, faz um bem enorme para a nossa autoestima!

E você? Já pensou em se tratar como uma pessoa especial? =)

Conheça o mini-curso Integral Way gratuito desenvolvido por Gabbi Picciotto.

Créditos da foto: https://www.flickr.com/photos/karalynnbird/

Gabi Picciotto

Co-criadora do Curso Integral Way, Gabi é Master Coach Integral, especialista em propósito de vida e na utilização da abordagem integral como alavanca de mudanças sustentáveis em pessoas e organizações. Fundadora do The Sun Jar, atua como coach, palestrante e consultora integral apoiando pessoas e organizações no alcance de uma vida mais plena e com sentido. Gabi também é colaboradora do Nowmastê. Para mais informações acesse: www.thesunjar.com

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?