Carta aberta ao Universo

Avatar

Por Lais Lëtícia*

Querido Universo,

Você sabe que, desde criança, uma das coisas que eu mais gostava de fazer era escrever cartas. Eu participava daquelas cadeias de cartas, em que você escrevia para várias pessoas; também tinha os pen friends, que me ajudaram muito com o meu segundo idioma, o inglês. Tinha gente da Alemanha, dos Estados Unidos, do Egito, da Argentina… também tinha gente do Brasil. E foi isso que eu sempre amei fazer.

Já faz mais de três meses que eu estou na Itália, materializando um sonho que tinha desde 2004. Na verdade, o sonho de estar no mundo já vinha desde as cartas. Acho que, enviar um pedaço de papel com algumas palavras escritas nele me levava junto também pra tantos lugares e na companhia de tantas pessoas.

Eu, de alguma forma, já sabia que havia algo muito maior para ser visto e para ser vivido. Eu, criança, já sabia que havia sim infinitas possibilidades para tudo que eu desejasse pra mim…

Mas foram me convencendo do contrário. E eu sempre lutei contra isso.

Me diziam que eu tinha que estudar, me formar, ter uma profissão, ficar nela atéééé me aposentar e ai… pronto. Eu teria uma velhice confortável e segura. Mas meu coração apertava (ainda aperta) quando eu me visualizo numa vida assim tão dentro do padrão, só com uma possibilidade, sabe, né?

Eu sei que você me entende…

E, assim, veio o primeiro intercâmbio pro México, depois a faculdade de turismo, depois o outro intercâmbio para os Estados Unidos, depois a Europa… mas era sempre um conflito, você sabe né?

Me convenceram de que não era assim. Me convenceram de que o pensamento linear e o controle das coisas é que era o certo. Que doidos esses que largam “tudo” e saem por aí. Vão morrer de fome, desamparados, sós, num mundo cruel…

Mas, será mesmo que tem que ser assim? Eu sempre soube que não. Você me fazia SENTIR que não. Eu não conseguia explicar racionalmente, ainda é difícil né? O mundo exige tanto isso da gente… Queremos racionalizar, tabelar, colocar em planilhas, em dados, em números. Tem que ter ciência. Temos que ver com os próprios olhos, se não for assim, não acreditamos.

Mas eu continuei em frente… Até que eu mesma fui percebendo de que sim, pode haver outras possibilidades. Sim, pode ser fora dos padrões. Sim, tem gente aberta e receptiva, eu não vou morrer de fome, nem de frio, nem sozinha e largada em algum canto frio e escuro desse mundo.

Quem inventou esse mundo ai?

Eu prefiro muito mais o mundo que descobri depois que resolvi confiar em você e dar esse passo definitivo pra fora da caixa: um mundo cheio de pessoas legais! E nesse mundo, Universo, tem cada profissão “doida”!!! Tem: nômade digital (aqueles que trabalham pela internet), ocupadores de casas desocupadas, tem quem acabou criando o seu próprio trabalho, tem quem faz por amor…. e tem ATIVISTA QUÂNTICO, sabia?

Já tem gente, por ai, explicando, cientificamente, tudo isso que eu tento VIVER, mas não consigo! Ufa… Sou muito grata a elas, elas me poupam uma trabalheira…

Além disso, Universo, sabe o que tem? Pessoas que recebem a gente na casa delas DE GRAÇA!!! Tem pessoas que trocam casa e comida por algum tipo de ajuda… Ah, lembra do meu inglês lá do começo desta carta? Ele tem me ajudado tanto, sabia? Porque tem vários nomes assim: couchsurfing, workaway, worldpackers…

Sabe, eu gosto muuuuuito mais desse segundo mundo ai. Eu sei que fui eu que criei esse mundo. Todos nós podemos fazer isso, né? A física quântica explica isso… Ainda bem que você, Universo, Consciência, Deus, Criador, Vida, Amor… seja lá o nome que você receba, deixa a gente livre pra criar tudo isso.

E ainda bem que tem a internet, né? Ela tá proporcionando tantas coisas legais pra gente… A gente só precisa mesmo saber escolher, mais uma vez, dentro todas as infinitas possibilidades, o que de tudo isso serve pra nossa evolução.

E, sabe, eu sou muito grata a você por tudo que eu já vivi nessa vida. Todos os lugares que já visitei e morei; todas as pessoas que encontrei pelo caminho… seja por carta, por e-mail, por Facebook ou presencialmente. Todas as casas alheias em que já morei e todos as comidas que já provei. Como posso ter muito mais disso?

Além disso, sou muito grata por todo o conhecimento que tenho adquirido na minha vida. Você sabia, Universo, que tem um físico indiano que tá espalhando pro mundo a física quântica? Ele diz que é a física das possibilidades, e que, de acordo com isso, nós sempre temos ESCOLHA! Uuuufaaa…. Ainda bem!!!

Eu gosto muito deste trecho do livro “O Ativista Quântico”, olha:

Vivemos uma época de inquietações. Aquecimento global, terrorismo, desigualdade social e individualismo são alguns de nossos problemas, e suas origens estão no preceito de que há uma oposição entre espírito e matéria. Numa demonstração clara e descomplicada de que a física quântica pode — e deve — ser utilizada como parte da solução de diversos problemas, Goswami convida-nos a uma nova forma de pensar, intervir e transformar nossa realidade social e pessoal: um verdadeiro comprometimento com o mundo em que vivemos e com a nossa própria evolução e felicidade.

Como seria, Universo, se mais e mais pessoas começassem a escolher ter o comprometimendo de viver num mundo completamente diferente, tipo esse segundo mundo que eu te falei aqui?

Como seria?

Gratidão, querido Universo!

O que mais é possível criar a partir disso?

Um beijo, com todo meu amor,

Lais Lëtícia.

Após um mergulho intenso e profundo pra dentro de si que durou mais de dois anos, Lais Lëtícia finalmente encontrou a paz e a liberdade que tanto desejava. Compreendeu, também, que a fonte de toda a abundância e plenitude estão dentro dela. Multipotencial de carteirinha, nunca conseguiu se descrever profissionalmente. Seu maior talento é fazer amigos e desde criança sonha em morar em outros países, para conhecer sempre novas culturas. Já morou em mais de 11 endereços, tanto no Brasil, como em outros países como México e Estados Unidos. Acaba de partir para a Itália na mais nova aventura da sua vida: a cidadania italiana e todos os aprendizados que esta experiência pode trazer. Criou o projeto SER ABUNDANTE, onde compartilha seus questionamentos e inspirações. Você também pode segui-la no seu perfil do Medium“.

Facebook: https://www.facebook.com/lalischutze

Facebook Ser Abundante: www.facebook.com/serabundante8

Medium: https://medium.com/@lalischtze

 

Vá para cima