Lendo agora
Como o caminho do guerreiro pode levar à paz – Fernando Belatto

Como o caminho do guerreiro pode levar à paz – Fernando Belatto

Avatar

Fernando Belatto

Talvez esta seja uma pergunta que passe na cabeça de muitas pessoas: O Guerreiro não é aquele que faz guerra, derramando sangue de muitas pessoas por conta de um rei ou de um soberano? Como isso leva à paz?

Utilizando o Japão como exemplo, após a era dos Samurais, dos Guerreiros de campo de batalha, a arte marcial veio com um novo papel, o de transformar o ser humano e ajudá-lo a incorporar as virtudes em seu dia a dia. Muitas artes marciais surgiram a partir disso, e as três mais reconhecidas pelo sistema japonês são: o Judo, o Karatê Do e o Aikido. Estas novas práticas, mais modernas (elas surgem após o período dos guerreiros de campo de batalha) visam o despertar de valores, de uma consciência. Isso para mim é a nova arte marcial, algo que nem está relacionado a você ganhar ou perder e sim ensinar a você lidar tanto com a vitória quanto com a derrota sem se deixar levar por estes extremos. A arte da guerra nos ensina a ficar no centro, no neutro, esse lugar que preferi chamar na metodologia que desenvolvi como o Guerreiro Interno!

Considero esse Guerreiro Interno como sendo o novo Guerreiro. Sabe por quê? Primeiramente, porque ele deve olhar para dentro e não se distrair com a guerra fora. Uma das maiores inteligências deste guerreiro é compreender que a guerra, para existir fora, já começou em algum lugar dentro. O Guerreiro Interno traz a mesma força do Guerreiro de campo de batalha, mas orientada e direcionada no sentido do despertar do amor, do respeito, e da união.

Indo sempre na seta da sagrada paz, ele não briga para defender um ponto de vista. Esse Guerreiro traz o amor no coração e com isso não julga os outros seres humanos, mas os respeita. Respeita as diferenças, respeita as diferentes religiões, as diferentes culturas, e vê nisso a beleza da vida e por não julgar os diferentes, esse Guerreiro da “nova era” cria união, pois ele tem coragem de ser diferente e mesmo assim reconhecer a beleza nos outros, e quando o outro se sente respeitado, não se sente ameaçado, cria-se então amizade e o fim da disputa. Como resultado, o guerreiro encontra a tão querida e honrada virtude da união. Esta unificação resulta em paz, harmonia e alegria! E quem não quer isso!?

Mas esse novo Guerreiro, que mora dentro de cada um de nós, consegue isso porque ele sabe que todo o sentimento de discórdia está dentro dele mesmo, sendo assim, ele traz a coragem das profundezas de seu ser para entrar nas zonas sombrias do seu próprio mundo interno. Essa é a Guerra que vale a pena. A Guerra que visa vencer as dores e traumas em seu próprio sistema. Aos poucos, esse Guerreiro compreende que tudo o que ele sofreu foi devido à ignorância dele e dos outros que viveram ao seu redor. Mas que ele não deve continuar a propagar essa ignorância, machucando os outros, e levando mais trauma. Ele é Guerreiro para quebrar um padrão de Guerra tão embutido em suas células. Ele consegue a presença e o discernimento necessários para entender que essa antiga Guerra de vingança não vai lhe ajudar em nada.

Então, esse Guerreiro pega a sua real força e a direciona para se curar. Naturalmente, o Guerreiro vai sentindo a leveza, a brisa do vento em seu rosto e a vida novamente a pulsar. Ele entende a ilusão e se dedica a ajudar de alguma forma as outras pessoas a acordarem do sonho. O Guerreiro não pode forçar ninguém, então, por meio de seus atos ele ensina e por meio de sua real intenção ele transforma tudo por onde passa.

Esse é o novo Guerreiro, que nasce de dentro, das profundezas do seu ser e transforma o externo pela sinceridade que emana do centro de seu coração.

É nisso que acredito. E peço para as forças da natureza e de toda a criação nunca deixarem de me ajudar e de me proteger em meu caminho no meu despertar!

Fernando Belatto

Fernando Belatto*Fernando é faixa-Preta de Jiu-Jitsu, discípulo de Sri Prem Baba e Criador do Método O-DGI, O Despertar do Guerreiro Interno.

Dica: Venha conhecer a prática “O Despertar do Guerreiro Interno” ela é treinada por meio das metodologias Open e Way. A aula experimental é gratuita. Basta agendar pelo email [email protected].

Confira aqui o site do O-DGI.

Vá para cima