Camila Reitz – Professora de Yoga

Um pouquinho sobre os professores de Yoga que inspiram.

Aqui a Camila Reitz, que há mais de 25 anos se dedica ao Yoga e, hoje, é dona de um espaço em Floripa que leva o nome do Yoga que ela desenvolveu, o Studio Hatha Vinyasa Yoga. Ela também ministra cursos de formação em algumas cidades do país. Confere aqui, como tudo aconteceu:

Quem é Camila Reitz?

Camila Reitz iniciou seu caminho no Yoga aos 18 anos em 1991.

Desde os 20 anos vem dividindo sua experiência com paixão e compaixão. Estudou com renomados professores no Brasil. Para aprofundar-se no assunto, viajou três vezes para Índia, onde aprendeu com vários professores de diferentes linhagens. Concluiu sua Formação em Ashtanga Yoga com Larry Schultz e Clayton Horton no ano de 1999, na Califórnia. Fez parte do grupo de praticantes avançados em Ashtanga Vinyasa Yoga com Dena Kingsberg em Byron Bay, Austrália. Formou-se em Educação Física pela UDESC em 2002. Fundou e dirigiu por 12 anos a escola Yogashala em Florianópolis. Como empresária, foi gestora da marca de roupas Devi por 10 anos.

É “Life Coach” formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching. No ano de 2012, tornou-se mãe e quando seu filho tinha 5 meses foi diagnosticada com Linfoma de Hodgkin, lutou contra o câncer por 10 meses e venceu a batalha, utilizando todo o conhecimento adquirido no Yoga.

Através de sua extensa experiência de prática e ensino, desenvolveu a metodologia chamada Hatha Vinyasa Yoga, e ministra curso de formação para professores nesta linha em várias cidades do Brasil. É diretora do Studio Hatha Vinyasa Yoga em Florianópolis onde reside e recarrega suas energias. Seu objetivo como professora e coach é fazer com que os praticantes se apaixonem pela prática e, através dela, se tornem livres para viver todo o seu potencial.

O que te levou ao Yoga?

Na adolescência, logo ao sair da escola, sabia que necessitava fazer um exercício físico para ajudar o meu corpo mas não tinha afinidade com academia. Então por influência da namorada do meu irmão mais velho fui em busca do Yoga, pois na verdade, queria algo que também preenchesse um vazio existencial que na época estava preenchendo com vaidades, comida, sexo, drogas e rock and roll. Sou muito feliz por ter encontrado o Yoga tão cedo e ter me dedicado todos esses anos à prática e ao estudo dessa filosofia milenar.

O que te fez ficar?

A paz e calma que a prática proporciona. O preenchimento e a compreensão da existência que essa filosofia milenar proporciona. O bem estar após cada prática. Afinal de contas nunca me arrependi de ter feito uma prática, mas sim de ter passado o dia sem praticar.

Você tem alguma postura preferida? Por quê?

Já tive posturas favoritas e posturas que me traziam aversão. Hoje curto todas as posturas, pois minha postura interior é neutra, é tranquila e feliz. Tenho mais facilidade para extensões de coluna e mais dificuldades para torções, tento trabalhar com todas com o mesmo carinho.

Onde se formou e há quanto tempo?

Fiz muitas formações e cursos, e continuo estudando sempre. O meu primeiro professor e com quem estudei intensamente por 9 anos foi Pedro Kupfer. Depois fiz formação no exterior com Lary Schultz e Dena Kinsgberg. Também estudei com Clayton Horton e David Lurey. Aqui no Brasil estudei com Susan Andrews, Professor Hermógenes, Maria Laura Parcker e Marco Schultz. Na verdade, sinto como meus professores todos os que passaram por mim; tanto os professores como os alunos, como as pessoas que trabalham comigo, meu filho e a doença que tive. Estar aberta para aprender com todas as situações sempre foi para mim a melhor forma de aprender.

Qual o seu estilo de Yoga?

Desenvolvi uma forma de praticar chamada Hatha Vinyasa Yoga. É uma prática de Hatha Yoga fluída, super completa, com movimentos para que todo o corpo e energia se equilibrem. Utiliza técnicas de ásana e pranayama conectadas num fluído contínuo que acalma a mente e fortalece o corpo. Numa aula de uma hora e quinze minutos fazermos várias técnicas, abrimos os canais do corpo, equilibramos a energia, relaxamos, meditamos e saímos bem melhor e mais felizes do que entramos.

Onde você ensina?

Ministro curso de formação em Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Campo Grande e Bahia. E tenho um centro de Yoga em Florianópolis chamado Studio Hatha Vinyasa Yoga.

Quem quiser saber um pouco mais sobre você, pode procurar onde?

Pode entrar no meu site www.camilareitz.com.br ou seguir os perfis no Instagram @camilareitz @hathavinyasayoga @studiohatahvinyasayoga @yogaecancer. Ou se preferir, pode me fazer uma visita em Florianópolis.

**Camila é professora registra na Aliança do Yoga, associação independente que certifica e garante a proficiência de instrutores de Yoga no Brasil.

 

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?