Lendo agora
California dreaming

California dreaming

Nowmastê

Por Fernanda Nogueira*

No começo de 2013 mudamos para a Califórnia, minha família e eu. Viemos passar uns dois anos, trazidos por um sonho antigo de ter qualidade de vida melhor, perto da natureza, com segurança e tempo para curtir nossos filhos.

Por sorte, carma, merecimento ou destino mesmo, viemos parar em Leucadia, uma vizinhança old school que faz parte de Encinitas, uma pequena preciosidade da região de San Diego. Devotos de Paramahansa Yogananda, meus sogros vieram parar neste lugar há mais de 20 anos e desde então tiveram a certeza de querer fincar raízes por aqui. A energia do Guru que teve como missão compartilhar a ciência sagrada de grandes Mestres da Índia com o Ocidente pode ser sentida em todos os cantos, algo quase indescritível.

A atmosfera é saudável, inspiradora. Considerada uma das maiores concentrações de estúdios de yoga do mundo, a cidade, que fica na beira do mar, pulsa num ritmo agradável.  Andar nas ruas a pé num domingo de sol é ver a vida fervilhando nesse california style, muita gente de bike, caminhando, correndo, se preparando pro surf, passeando no seu carro sem capota, de algum jeito aproveitando o lindo dia azulzinho.

Não por acaso foi aqui o primeiro lugar que o Guru escolheu para viver e construir um templo quando chegou na América. Ficou tão encantado com tudo isso que, segundo ele, a Mãe Divina precisou tomar medidas drásticas para que ele fosse construir templos nas cidades maiores: aconteceu que este templo, que ficava no topo de uma encosta do mar, acabou sendo derrubado pela erosão logo depois de ficar pronto. A construção se foi, mas a energia está ali, nos jardins de meditação bem cuidados, que transmitem tanta paz.

A religião fundada por Yogananda no Ocidente se chama Self Realization Fellowship e tem como missão oferecer aos devotos um caminho eficaz de evolução em direção a Deus, que se dá essencialmente através da meditação. Existe uma linhagem de Mestres que contempla Jesus Cristo, Baghavan Krishna, Mahavatar Babaji, Lahiry Mahashaya, Sri Yukteswar e Paramahansa Yogananda. O Guru faz uma relação interessantíssima entre a Bíblia e o Baghavad Gita, que é a escritura sagrada dos hindus. Todos os domingos no templo um dos monges residentes oferece uma lição baseada nestes ensinamentos, que geralmente fazem todo sentido.

E por falar em domingo, na semana que vem, Fernanda escreve um post sobre esse dia sagrado.

1394783_10202087409524706_1581334481_n

*Fernanda é psicóloga, professora de yoga e empresária. Co-fundadora e coordenadora durante 7 anos do Palavra de Bebê, programa do Instituto Fazendo História dedicado a pesquisas e estudos que visam aprimorar o acolhimento institucional na primeira infância. Co-fundadora do Yogando com crianças, programa dedicado a aproximar yoga e educação. Co-fundadora do Bazar DaPraça, evento que reúne artistas, designers  e artesãos duas vezes por ano há mais de dez anos em São Paulo. Atualmente, Fernanda vive um período sabático na California com seu marido e seus filhos.

Veja outras matérias da coluna da Fernanda clicando aqui e aqui.

Veja o comentário

Deixe uma resposta

Vá para cima