Lendo agora
BodyTalk & corpo em movimento

BodyTalk & corpo em movimento

Avatar

Por Nirvana Marinho*

Photo credit: jar [] via VisualHunt.com / CC BY

Essa série “BodyTalk &” foi idealizada para abrir possibilidades de conhecimento e diálogo do BodyTalk – abordagem terapêutica de saúde – com um público simpatizante, seja pelas inúmeras técnicas que são abordadas nas sessões de BodyTalk, seja pelas possíveis profissionais terapeutas atuantes que, ao utilizarem tais técnicas originais, podem dialogar também e reconhecer no BodyTalk convergêncas.

Serão 6 textos: BodyTalk &: (1) Corpo em movimento, (2) Os meridianos da Medicina Tradicional Chinesa, (3) Chakras e sua dimensão de auto-conhecimento, (4) Planetas em constelação, (5) Qquímica do corpo e nosso microbioma e (6) Os cinco elementos na prática de escuta do corpo. E ao fim destes, três ensaios abordagem a Consciência como base filosófica e energética fundamental da abordagem e de sua terapêutica.

Este 1o texto mostra a visão de algumas abordagens sobre o corpo e o movimento terapêutico e como são mobilizados no BodyTalk para reestabelecer equilíbrio, sensação de bem-estar, diminuição ou eliminação de dores, conhecimento das relações entre lesões e postura de mundo, entre outros aspectos do movimento corporal na nossa sensação de saúde. Atentemos ao fato, ético e conceitual, que não se trata de comparações nem fortuitas caronas mas de convergências possíveis que este método propõe ao olhar para o complexo corpo-mente. É gratificante quando tal cartografia teórico-prática, breve e resumida para o público em geral, cresce e agrega a experiência de vários colegas, desta e de outras áreas do saber terapêutico.

O movimento corporal é nosso primeiro texto uma vez que, justamente por vir de vasta experiência criativa e conceitual do corpo em movimento por parte da autora deste, foi e é onde meu olhar repousa.

O corpo acha suas formas e modos de movimento, e isso não é exclusividade da dança. É relativamente recente saber como o movimento terapêutico pode ser compreendido como força de mobilidade, significação e sentido que cada um dá a sua fisicalidade.

Gaiarsa (1910-2010), psiquiatra brasileiro, tornou público um olhar atento ao corpo e suas couraças, desde estudos da Bioenérgetica, do psicanalista americano Alexander Lower (1910-2008), este aluno do conhecido Weilhelm Reich (1897-1957) que, dissidente de Freud, buscou trazer a psicanálise uma visão das repressões do corpo, de suas tensões e emoções relacionadas ao amor, sexualidade, prazer e relaxamento.

Antiga seria uma abordagem ampla do corpo em movimento quando nos voltamos aos escritos Vedas e o estabelecimento da Yoga como modo de vida, cujo significado – integridade, integração, união, seu fundador na figura mitológica de Shiva traz ao corpo leveza mas foco, respiração e postura corporal como uma conduta do espírito. Datada de há mais de 5 mil anos, no noroeste da Índia, o yoga surgiu integrada a uma sociedade matriarcal e naturalista, e orientou uma abordagem de saúde, de auto-conhecimento, uma prática de vida.

É ainda fascinante perceber o conjunto de técnicas de surgem no século XX que demonstram percepções sutis do movimento. Para citar algumas, podemos nos remeter ao Método Feldenkrais, cujo fundador Moshe Feldenkrais (1904-1984) formulou movimentos suaves que proporcionam melhorar postura, flexibilidade, coordenação e equilíbrio; Método Alexander do australiano Frederick Matthias Alexander (1869-1955) tem por objetivo a reeducação psicomotora, mostrando ao corpo e mente o menor esforço para a movimentação leve, livre; Body-Mind Centering é método de integração e abordagem do movimento sobre o qual o corpo e consciência são observados em profundidade nos seus aspectos anatômicos, psicológicos e fisiológicos, criado por Bonnie Bainbridge Cohen que, em 1973, funda escola desta técnica. Ainda outras seguem-se destas como conhecido Pilates, Gyrotonics, entre tantas outras, que envolvem mover-se e curar-se. E outras absorvidas no campo da fisioterapia que envolve manipulação corporal e do movimento (conduzido ou ativo) tais como Reeducação Postural Global, Microfisioterapia, Cranio-sacral e o Rolfing.

O que traz todas, ou sua maioria, a um conjunto e um certo “espírito do tempo” do corpo-mente é justamente a capacidade e premissa de olhar o corpo como um todo, assim como o BodyTalk.

Fácil saber que não partimos de um contexto de dor no ombro e o isolamos, tratando localmente. Ao contrário, falamos e percebemos, na relação do ombro com o esterno ou do ombro com os ísquios ou de relações ainda mais complexas, por exemplo, do ombro com histórias guardadas, uso ou funções atribuídas ao conjunto esterno, clavículo, ombro e, sobretudo, relações entre partes, esforço e padrão corporal e postural adquirido.

Da Anatomia Emocional de Stanley Keleman (1992) e uma ampla bibliografia que fundamenta tantas abordagens, o corpo é percebido, assim como é também no BodyTalk, um conjunto complexo de fisicalidade, energia, intenções e couraças.

Não se trata, cada vez mais assim compreendido, de fotografar o corpo num padrão rígido, mas de facilitá-lo fluir e abrir-se nos seus estados, posturas, gestos e movimentos, internos e externalizados, cada vez mais integrados ao conjunto mente, emoção, espírito, energia.

No sistema musculo-esqueletal, o corpo guarda estrutura mais ou menos estabilizadas, fiéis as nossas histórias de vida. Mudam-se histórias e tecidos, achamos novos ajustes, novas posturas, dentro e diante do mundo.

Não poderia terminar este breve ensaio que sobrevoa corpo-mente e abordagens terapêuticas afins ao BodyTalk sem citar a fáscia. Fascinante tecido de escultura de si. Possível, no BodyTalk, atuar nas cicatrizes, aderências, tecidos conectivos numa complexa série de recíprocos, ou seja movimentos correlatos no corpo atribuídos na abordagem e tratamento. A fáscia ocupa um lugar fundamenta na dissolução da dor, na dissociação de um padrão corporal ou comportamental e também ensina a mente consciente a achar novos jeitos de se posicionar no mundo. Então, mova-se!

Referências

http://www.anandasurya.com.br/1136/3899.html
http://www.formacaofeldenkrais.com/metodo
http://tecnicadealexander.com/tecnica.php
http://abtalexander.com.br/sobre-alexander/
http://www.bodymindcentering.com

Conheça o BodyTalk escolhendo seu terapeuta pelo link oficial da IBA –
Associação Internacional de BodyTalk. www.bodytalksystem.com

*Nirvana Marinho (CBP, Certified BodyTalk Practitioner (CBP), Terapeuta certificada IBA International BodyTalk Association)

Para falar comigo envie um whatsapp para (11) 97672-8460 ou e-mail: [email protected]
https://www.facebook.com/nirvana.bodytalk/

 

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima