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Benefício imediato – Conheça o passo a passo da Respiração Alternada

Benefício imediato – Conheça o passo a passo da Respiração Alternada

Nowmastê

RESPPASSO
Gesto  feito com as mãos (Mudra) Visnu – mudra

Por Jakeline Mejorado*

Nadi Sodhana, Anuloma Viloma ou simplesmente Respiração Alternada é como se chama esta técnica respiratória (pranayama) do Yoga.

Mas calma… Não se assuste com esses nomes.  Após o domínio deste exercício respiratório, você verá como a sua execução acontece de forma natural , com benefícios que vão além da redução do stress. Na verdade, sua ação se estende muito pois purifica os canais de energia (nadis), estabiliza a mente, prepara para a meditação, equilibra funções cardio respiratórias, melhora a insônia e a fadiga mental.

Experimente e veja por você mesmo observando-se antes e depois da prática.

Para começar, sente-se em uma postura firme, mas agradável, assim poderá permanecer sem desconforto nos joelhos dobrados. É essencial manter a coluna ereta . O yoga contempla várias posturas meditativas, então se conhece, adote uma.  Algumas sugestões: Padmãsana, Siddhásana, Sukhasana.

posturas

Agora, inicia a respiração:

1- Fechando a narina direita com  o polegar, inale o ar pela narina esquerda;
2- Fechando a narina esquerda com o dedo anular e liberando a narina direita para expirar, exale pela narina direita;
3- Mantendo a narina esquerda bloqueada, inale o ar pela mesma narina (direita);
4- Fechando a narina direita com o dedo anular e liberando a narina esquerda para espirar, exale pela narina esquerda.

Recomece o passo 1,2,3,4. Repita algumas séries.

Dicas:

  • Comece por um período de 2 minutos e vá aumentando conforme se tornar mais confortável.
  • Inicie e termine este respiratório sempre pela narina esquerda.
  • Só troque de narina com pulmões cheios (de ar).

Quando começamos a aprender, é melhor não impor ritmos ou pausas. Mas após domínio da técnica, você poderá reter o fôlego ao respirar. Veja abaixo, sempre observando seus limites:

1- Inale o ar pela narina esquerda (em 4 segundos)
2- Retenha o fôlego (em 8 segundos) ou (em 16 segundos)
3- Exale pela narina direita (em 8 segundos)
4- Inale o ar pela mesma narina (direita, em 4 segundos)
5- Retenha o fôlego (em 8 segundos) ou (em 16 segundos)
6- Exale pela narina esquerda (em 8 segundos)

Recomece o passo 1,2,3,4, 5,6. Repita algumas séries.

Nadi = canais de energia
Sodhana = purificação

Aproveite e faça uma prática de meditação após este exercício respiratório.

*Jakeline Mejorado é formada em Jornalismo pela Fundação Cásper Líbero, vegetariana e artista plástica especializada em mandalas nas horas vagas. Iniciou sua jornada no Yoga há 12 anos, com o intuito de harmonizar corpo mente e espírito. É instrutora certificada de Hatha Yoga e tem um blog, onde divide ideias e dicas para que o yoga não fique só na teoria.

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