Lendo agora
Bem-vindos a 4714, o ano do Macaco de Fogo

Bem-vindos a 4714, o ano do Macaco de Fogo

Nowmastê

Via Wanderlust

2016O Macaco é o animal mais auspicioso do horóscopo chinês. Este novo ano, que também assinala a Festa da Primavera do outro lado do mundo, (porque é um recomeço!) começa esta segunda-feira, 8 de fevereiro . Saiba aqui o que nos espera.

A história do horóscopo chinês começa com uma lenda muito antiga – e que reza assim.

Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, e a cada um dos animais prometeu uma surpresa. Apenas doze compareceram; a cada um foi atribuído um ano, conforme a hora de chegada: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco.

No fim da festa, os animais fizeram o seu juramento solene perante o buda: cada um deles estaria sempre, por um dia e uma noite, pelo mundo, pregando e convertendo, enquanto os outros onze se empenhariam a pratica o bem em silêncio. O Rato inicia sua jornada no primeiro dia da sétima Lua; procura persuadir os nativos do seu signo a praticarem boas ações e a corrigirem os defeitos de seus temperamentos. Os demais bichos fazem o mesmo, sucessivamente, e o Rato reinicia seu trabalho no 13º dia. Graças ao trabalho constante dos animais, o Buda garante uma certa ordem no universo.

Para este 2016, que é o ano do Macaco de Fogo – a assinalar um ciclo de 60 anos – espera-se um período de desafios, mudanças e agitação. Seguirá, dizem-nos os chineses, o lema: “O fogo abrasador Yang encosta em um metal potente (metal Yang).” Ora segundo o Feng Shui, o Fogo Yang representa a força brilhante do Sol, e o Metal Yang, a espada feiticeira. Ou seja: o Sol brilha para os justos. Então é bom seguir os ensinamentos milenares que orientam para que todos sejam bondosos e humildes ao comunicar com os outros seres. Mas que também devemos saber recuar, sempre que for preciso.

Macaco é o signo de quem nasceu nos anos 1920 , 1932, 1944, 1956, 1968, 1980, 1992, 2004, 2016. Diz o horóscopo chinês que são pessoas hábeis, criativas, energéticas, prontas para enfrentar desafios. Seus aliados são pessoas dos signos do Rato, Dragão e Serpente. 2016 será um ano para fazer aliança com o adversário, toda vez em que for impossível vencê-lo. Mas para ganhar um Novo Ano será preciso merecê-lo. Faça sua parte.

Há mais a saber, segundo a tradição chinesa. Este período regido pelo Macaco de Fogo está também associado a muita sorte, a boas oportunidades a quem faz o bem. O Macaco de Fogo é justo e cumpre o que vem traçando na vida das pessoas. Está ainda associado a um forte impulso de ambição, vitórias e ganhos financeiros – mas cuidado: associados a avareza e egoísmo, pode levar as pessoas a situações complicadas.

Há ainda notícias específicas para os apaixonados. Parece que o Macaco de Fogo traz a reboque o amor verdadeiro. Mas que rebenta com relacionamentos sem fundamento, feitos de ilusões…

Eu sou viajante habitual
Do Labirinto.
O gênio da alacricidade,
O feiticeiro do impossível.
Meu talento ainda não foi igualado
Em sua originalidade.
Meu coração está cheio de poderosa magia
Que poderia lançar uma centena de encantamentos.
Eu fui feito.
Para meu próprio prazer.
EU SOU O MACACO.

Vá para cima