Balasana – o poder da pausa.

Por Ana Lucia Drechsler*
Ilustração Lu Albarus
Balasana  (posição da criança) é uma postura de descanso  no Yoga . Normalmente uma das primeiras a ser ensinada pelos professores. Entramos nela para nos  conectar, renovar ou depois de ter feito uma série mais forte. 
 
Seus benefícios físicos são numerosos:  libera tensões lombares,  a coluna alonga criando  espaço entre as vértebras, relaxa os  rins e os ombros, tonifica o pulmão e acalma o coração. Automaticamente a inspiração e expiração vão desacelerando e pela própria natureza isso já traz calma e tranqüilidade.
 
É uma postura simples, que acolhe e pode ser feita em qualquer lugar (sobretudo fora da sala de Yoga). Requer apenas paciência e capacidade para render -nos ao estado de não fazer nada por alguns instantes. Uma visita a nós mesmos. 
 
Quando estamos sobrecarregados, muito tempo sentados ou de pé, quando  perdemos  o contato com a respiração,  a energia indo para baixo,  a mente muito falante…  Antes de sugarmos desnecessariamente nossas reservas, a escapada é mais que bem vinda.
 
Após  darmos essa pausa,  essa pequena folga do mundo, sem pressões, sem  cobranças, sem vontades, retornamos  para  nossas atividades com capacidade física, mental e espiritual restauradas.
 
Retemperar energias, é algo essencial para um dia de trabalho mais produtivo , criativo e com significado.

*Ana Lucia jornalista, pós graduada em moda e com formação em Yoga. Casada, três  filhos. Brasileira e há quatro anos mora na Alemanha. Escreve no Blog Cotidiamo.

 

– ilustração  Lu Abarus.

 

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?