Babi Minamoto usa Yoga para ajudar a transformar vidas

Há 13 anos, quando saiu de São Paulo rumo a Barcelona, na Espanha, para ocupar a diretoria de comunicação de uma multinacional, Babi Minamoto tinha algumas metas: queria conhecer o mundo e crescer profissionalmente. Determinada e ultra competente, Babi conseguiu conquistar todos os desafios que sua carreira lhe trouxe. “Eu vivia um sonho, tinha tudo o que sempre achei que me faria feliz, mas um dia me dei conta de que não era”, nos contou.

Não muito diferente de várias histórias e testemunhos que vemos aqui no Nowmastê, Babi só se deu conta do tamanho de sua infelicidade quando foi obrigada a procurar um médico por causa de um zunido constante em seus ouvidos. O diagnóstico? Stress.

Com a mesma obstinação que a fez chegar a Barcelona e consolidar sua carreira, Babi foi buscar uma terapia para aliviar os sintomas do stress que vivia. Encontrou a Ayurveda e, através dela, o mestre Yogui indiano radicado em Barcelona, Jivan Vismay, que na época estava iniciando sua primeira turma de formação de Coach de Yoga.

“Não só comecei o curso de formação como também passei a fazer Yoga-terapia com o Jivan. Imagina que o meu primeiro remédio ayurvédico foi beber dois dedos de água, de hora em hora. Em pouco tempo comecei uma rotina diária de Yoga e atentamente percebi que, para que houvesse uma mudança de verdade em minha vida, eu não precisava abandonar nada, eu simplesmente deveria ir atrás do que me nutria e, naturalmente, o caminho ficaria claro e as mudanças aconteceriam.”

Assim, com muita dedicação aquilo que fazia seu coração bater mais forte, aconteceu a troca do trabalho em multinacional pelas massagens ayurvédicas e as aulas de Yoga oferecidas nos milhares de cartazes que ela colava nas vendas e quadros de aviso público no vilarejo próximo a Barcelona, onde foi morar. Passados quatro anos, Babi formou-se como coach de Yoga e também como Yoga-terapeuta pela Shri Vivek Yoga (Saiba mais sobre a Shri Vivek aqui).

Apaixonada pela sua nova carreira e estilo de vida, há seis anos, Babi voltou ao Brasil com a missão pessoal de disseminar os ensinamentos da Shri Vivek Yoga, que na tradução literal significa Yoga do intelecto, e hoje desenvolve projetos de Gestão de Stress para empresas e atende muitos executivos que passam pelo stress que um dia ela conheceu tão bem.

Na prática, a Shri Vivek é uma Yoga que está muito voltada também ao autoconhecimento. “A primeira coisa que o Jivan nos ensina no curso de coach é como, através das ferramentas do Yoga, conseguirmos acessar e solucionar os nossos conflitos pessoais. É uma longa e abrangente jornada”, explica Babi.

Na sede da Shri Vivek Brasil, uma casinha super-aconchegante em Perdizes, São Paulo, onde Babi oferece aulas de Yoga, atende como Yoga-terapeuta e terapeuta ayurvédica e ministra os cursos de coach de Yoga e Massagem Ayurvédica, ela nos recebeu para um bate-papo gostoso e esclarecedor.

Na sua experiência, como a Yoga pode mudar a vida das pessoas? 

A Yoga devolve a sensibilidade dos sentidos. Ela não só te dá energia fisicamente, mas também te fortalece para a tomada de decisões e melhoria dos hábitos. Além disso, quando acompanhada da Gyan Yoga (perguntas e respostas com o mestre), você passa a enxergar coisas que sozinho nunca seria capaz de enxergar, coisas que no fundo te pesam e que você não sabe como se livrar… Essa é a parte de Vivek Yoga, yoga do intelecto.

Quais ferramentas utiliza um coach de Yoga? 

Um coach de Yoga tem uma visão tridimensional, ou seja, ele utiliza ferramentas físicas (posturas, respirações, alimentação), psíquicas ou emocionais (respirações mais avançadas, expressão, ser consciente dos pensamentos) e energéticas (compreensão, aplicação dos Sutras e do sentido comum), além da Ayurveda, que também é uma parte importante no programa do Curso.

Todas essas ferramentas são assimiladas através da prática pessoal na rotina de um coach, que envolve princípios da Ayurveda, Hatha, Kundalini, Tantra e Ghyan Yoga. Dessa forma, o coach vive a experiência e por isso é capaz de desenvolver um trabalho completo, que abrange o ser humano em todas as suas dimensões (física, emocional e energética).

O coach de Yoga já é também um yoga-terapeuta? Como funciona a Yoga-terapia?

Não. O curso de formação de Coach de Yoga dura 3 anos e capacita o aluno a atuar através de aulas de Yoga. Apesar de trabalhar na compreensão também, um coach de Yoga não pode ser considerado um yoga-terapeuta.

A yoga-terapia é ensinada num quarto ano de curso (opcional), uma especialização do coach de yoga, que ainda não temos aqui no Brasil (em breve teremos).

Um yoga-terapeuta é capacitado para identificar as causas e solucionar conflitos pessoais. Através de atendimentos individuais com conversas e técnicas específicas, o yoga-terapeuta ajuda a pessoa a ver seus erros e ganhar energia para corrigi-los.

Um Comentário

  1. Conheci a Baby por relatos há muitos anos na juventude através da minha irmã e após muitos anos atualmente a minha irmã também relata as experiências da Baby. Me parece uma vivência admiravel. Parabéns e cada vez mais crescimento espiritual à ela!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?