Lendo agora
Babaji e o Yogi Moderno

Babaji e o Yogi Moderno

Nowmastê

Por Sharana Devi*

IMG_2359_2

Quem lê o livro Autobiografia de um Yogi normalmente fica intrigado com a apresentação de um grande Yogi, o Mahavatar Babaji, chamado por Yogananda de Cristo Yogi.

Quando li pela primeira vez aquele livro, me encantei com a figura que se revelava – um ser real, pois habita entre nós, e o mitológico, por ele ser imortal. Não imaginava quão fortemente ele viria a influenciar minha vida e a de tantos outros. Pois descobri que ele é o aspecto mais profundo em mim e em todos nós. Babaji Nagaraj é a presença viva que inspira o yogi moderno, assim como fazia no tempo de Yogananda e tanto tempo antes dele.

Chamo de yogi moderno o praticante que vive hoje no Ocidente ou no Oriente,fazendo sua sadhana, ou auto-disciplina, para se transformar, acordando suas potencialidades e atuando sobre seu meio e nas relações com aqueles que o rodeiam, enfrentando tantos aspectos culturais do mundo contemporâneo que se opõe diametralmente a este movimento.

Babaji tem uma personalidade divina (sim!), magnetizada, vibrante e brincalhona. Nos inspira através de meditações, de sonhos, através de encontros sincrônicos, falando muito baixinho em nossos ouvidos. É assim que ele nos guia e orienta em nossas escolhas.

O que vai nos fazer distinguir sua Voz da nossa mente cheia de desejos e fantasias?

Seguir sua receita da felicidade que é viver na perspectiva da testemunha interna silenciosa, que aprecia e absorve a vida em todos os seus momentos, desapegadamente. E para isso acontecer é necessário prática constante de sua Kriya Yoga.

Babaji representa à perfeição, o espírito do praticante de sadhana. Que vive no mundo, influencia o mundo compassivamente, mas não se identifica com ele. Que vive ativamente calmo e calmamente ativo.

O caminho para Vasudhara Falls em Badrinath, chegando na cachoeira.
O caminho para Vasudhara Falls em Badrinath, chegando na cachoeira.

Como encontrei Babaji

Babaji me apareceu em sonho na noite de 5 de janeiro de 1993, ano do centenário de nascimento Paramahansa Yogananda. Naquele momento ainda não o conhecia.

Depois contando o sonho para uma amiga praticante de yoga, ela me apresentou o livro Autobiografia de um Yogi e nele conheci a Kriya Yoga e os mestres desta linhagem, entre eles reconheci meu guru Babaji. Fui atrás da SRF e durante cinco anos pratiquei a lições introdutórias e aspirava em poder receber a iniciação, mas por muitas sincronicidades, isso nunca aconteceu. Em 1998 conheci Marshall Govindan Satchidananda, meu professor e responsável pela Tradição Kriya Yoga de Babaji no mundo todo e recebi a iniciação. Desde então, não há um só dia que eu não sinta a Presença Viva deste Guru.

Babaji tem um jeito de inspirar as pessoas para que elas ajam no mundo de uma forma, que se você está aberto não tem outra opção a não ser seguir Sua orientação. Sou completamente entregue a Seu serviço e espero poder espalhar seus ensinamentos, fazendo com que ele saia um pouco mais dos bastidores como lhe é peculiar.

Sobre mim

sharana-devi

Depois de um intenso treinamento me tornei Yoga Acharya nesta linhagem, hoje sou responsável pelo movimento da Kriya Yoga de Babaji no Brasil, dou iniciações em todo país, sou responsável pelas publicações em português e organizo os seminários de Govindan Satchidananda. Dou treinamento para Instrutores de Kriya Hatha Yoga no Brasil e no Canadá, no Ashram de Quebec e também futuros Acharyas desta tradição. Fundei um estúdio de yoga, Jyothi Yoga, que fica na cidade de São Paulo, em 2010. E hoje com a ajuda de mais 2 kriyabans, a Anbu e o Viveka, temos ali iniciações em Kriya Yoga e as aulas regulares de Kriya hatha Yoga e distribuímos as publicações para todo o Brasil.

Para saber mais sobre aulas de Kriya Hatha Yoga:

Jyothi Yoga

Av. Pedroso de Morais, 344 sala 2 Pinheiros, SP

Tel. +55 11 3812-1313 ou 9 9660-3344

Visite nossa página no Facebook Jyothi Yoga

[email protected]

www.jyothiyoga.com.br

Para saber sobre iniciações:

http://www.babajiskriyayoga.net/portuguese/home.php

Vá para cima