Ayurveda e os Doshas

O Saúde Elementar é um projeto do casal Andreas Bruno, professor e terapêuta ayurvédico e Maíra Salomão, naturóloga e psicoterapêuta, juntos eles criam cursos e retiros de Ayurveda e Psicologia Integrativa.

No Instagram do Saúde Alimentar tem sempre uma pílula e outra com dicas para o bem-estar. Aqui eles falam sobre Doshas:

Nossa série #SaibaMaisSobreAyurveda tem o objetivo de descomplicar o Ayurveda, tornar acessível e aproximar nossos seguidores dessa ciência indiana tão sábia. Hoje vamos falar sobre os DOSHAS! Hã? O que são Doshas?

Quando os cinco elementos básicos que constituem a vida (Éter, Ar, Fogo, Água e Terra) se combinam no organismo eles formam princípios/características que regem toda a fisiologia do nosso corpo. Esses princípios são o que podemos chamar de BIOTIPOS.

Cada ser humano tem uma combinação única dos cinco elementos dentro de si. É por isso que cada um é um, ser único. O que nos diferencia é a quantidade de cada elemento no corpo. E diante de tantos corpos únicos, para classificar a constituição dos corpos o Ayurveda se baseia em 3 biotipos / DOSHAS principais.

  • PITTA: Quando Fogo e Água estão presentes em maior quantidade.
  • VATA: Quando Ar e Éter prevalecem na constituição do corpo.
  • KAPHA: Junção em maior quantidade dos elementos Água e Terra.

E como todos nós temos os cinco elementos da natureza em nossos corpos, consequentemente tbm temos os três Doshas. O que varia é a quantidade de Vata, Pitta e Kapha. Cada Dosha possui suas características e necessidades específicas pois seus elementos são bastante distintos.

Essa combinação nos acompanhará durante toda a vida em nosso biotipo. Sendo assim, podemos aprender e ressaltar as qualidades positivas que cada Dosha tem. Havendo um esforço sincero para o auto conhecimento, podemos também evitar os desequilíbrios dos elementos em nosso organismo evitando doenças e chegando mais perto de um estado saudável.

Para o bom funcionamento e para o bem estar de nossos corpos, é preciso descobrir o Dosha que prevalece em nós, compreender nossas constituições e, então, nutrir/estimular o corpo com o que ele realmente precisa.

Andreas Bruno

*No site do Saúde Elementar você tem muito mais infos sobre Ayurveda. Você também pode se aprofundar na Ayurveda e aproveitar dos seus benefícios, através de atendimentos, cursos e retiros com Saúde Alimentar.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?