Ayurveda: Descubra o Dosha do seu filho e o que isso significa

Via Ekomat*

Madu Cabral, do Abertamente, com seu caçula, Luca.

(Neste Dia das Mães você tem 20% de desconto na Ekomat com o código promocional “mamaste2017”)

O Ayurveda, ciência da vida, praticada na Índia há muitos milênios considera o ser humano como sendo um epitomo do Universo, sendo composto de um corpo físico, mas também de uma parte energética e espiritual.

Assim, devemos encarar a gravidez e o nascimento de um novo ser neste mundo não apenas como um evento fisiológico, mas também como um evento espiritual.

Ao nascer, a criança vai apresentar uma constituição genética que adquiri dos pais, mas também apresentará uma composição energética e uma composição espiritual advinda de uma alma em evolução, o que dará características únicas a este individuo, determinando suas potencialidades e também seus condicionamentos durante a vida. Assim, temos a prakriti, a constituição individual que dá características únicas a cada pessoa.

Não é fácil identificar a prakriti de uma criança. Elas ainda têm os tecidos imaturos e estão no ápice da construção tecidual, de formação neuropsicomotora e de adaptação com o mundo externo. Por outro lado, também têm grande capacidade de captação, de regeneração e plástica cerebral. São como uma esponja, que sugam tudo que podem do mundo externo e da vida em comunidade para construir seu futuro caráter, suas memórias e ligações neurais.

Por este motivo, quem pode dar melhores pistas sobre a constituição original da criança são os pais ou cuidadores, que vão identificando melhor algumas pequenas características para nortear a tipologia desta criança.

De maneira geral, a prakriti é dividida em três grandes grupos:

VATA:

São crianças extremamente adaptáveis, criativas, que vivem mais na esfera mental. Geralmente, têm o metabolismo mais rápido e não conseguem ganhar muito peso, tendo corpos mais longilíneos e magros. Podem apresentar alguns episódios de ansiedades, medos e se hiper estimuladas podem chegar a apresentar diagnósticos como ansiedade generalizada, transtorno de hiperatividade e déficit de atenção.

PITA:

São crianças que adoram estudar, aprender, por vezes metódicas, que apresentam bom metabolismo, com fome e sede fortes no horário das refeições. Podem ser reativas e ficar um pouco nervosas quando seus desejos não são atendidos. Podem ter propensão a doenças de pele, sangramentos espontâneos e infecções repetitivas.

KAPHA:

As crianças desta constituição são muito amorosas, adoram ficar com aqueles em quem confiam, costumam comer bem e dormir bem. Porém podem ser muito apegadas, tímidas, tendo dificuldade de relacionamento com outras crianças. Sofrem com doenças que cursam com o acumulo excessivo de muco como bronquite, sinusite, tosses produtivas.

Mas se as crianças têm tendências diferentes, devemos então trata-las de maneiras diferentes também?

A resposta para esta pergunta é sim, segundo o Ayurveda. Temos que tratar cada criança de acordo com sua individualidade para que elas possam alcançar a saúde plena, ter uma vida cheia de energia e felicidade.

Dessa forma, é indispensável que os pais estejam próximos dos filhos, observando seu desenvolvimento e sua evolução. Como a saúde é algo dinâmico e não estático, é necessário que os cuidadores estejam em contato intimo com as crianças para propiciar um estilo de vida e alimentação que seja mais adequados à criança em especifico e também ao momento de vida desta criança, às situações que ela possa estar passando e mesmo à adaptação desta aos ciclos da natureza: como os ciclos do dia, as estações do ano, fases escolares.

A proximidade dos pais também é muito importante como um fator que traz estabilidade a seus filhos, dando sensação de segurança, de amorosidade, ajudando na construção do caráter e do desenvolvimento físico e espiritual desta criança. Talvez um dos principais fatores de saúde para uma criança seja uma relação de afeto adequada com algum cuidador!

(Neste Dia das Mães você tem 20% de desconto na Ekomat com o código promocional “mamaste2017”)

Então, para uma criança vata, esta noção de “porto seguro” tem que ser passada com muita força, porque ela tem tendências de se sentir insegura, com medos injustificados. Usar terapias mais sutis, como aromaterapia, cromoterapia, técnicas de respiração também é muito efetivo nesta constituição. Outras abordagens incluem uma alimentação mais nutritiva, dada em intervalos regulares, diminuição da exposição a estímulos excessivos e terapias corporais como massagens com óleos mornos, que trazem sensação de acolhimento e proteção.

Para uma criança pitta, é interessante a apresentação de uma alimentação variada, que tenha ênfase nos 6 sabores (afinal ela tem capacidade metabólica para isso), pratica de exercícios mais “resfriantes”, como aqueles praticados na agua, estimulo de estilo de vida menos competitivo e mais colaborativo com outras crianças e apresentar o quanto antes práticas devocionais e espirituais. Eles devem aprender a lidar com frustações.

para a criança kapha, que gosta muito do refugio do colo dos pais, a presença destes se faz necessária, porem não de uma maneira que faça esta criança se acomodar. É preciso dar estimulo para que esta criança tenha as próprias brincadeiras, tenha amigos, tenha a própria maneira de pensar e agir. A prática de exercícios físicos é de extrema importância nesta constituição, assim como a introdução de alguns temperos levemente picantes na alimentação (cravo, canela, gengibre, hortelã, erva doce, cúrcuma) para estimular a digestão correta sem o acumulo de muco. Em termos sutis, se dão bem com cores e fragrâncias mais estimulantes também.

Assim, as individualidades das crianças têm de ser respeitadas, para que possamos alçar esta geração a um nível de consciência mais elevado para ajudar na evolução geral deste planeta. Crianças saudáveis e felizes terão a capacidade de construir uma nova ordem mundial, mais cooperativa, menos competitiva e mais equilibrada!

Dra. Ananda é médica clínica geral formada pela Universidade Federal de Uberlândia com especialização em Ayurveda pela Escola Yoga Brahma Vidyalaya, Brasil e aprofundamento em Saúde da Mulher e da Criança pela International Academy of Ayurveda, Pune, Índia. Quando está em São Paulo, Dra. Ananda atende no YogaFlow. Saiba mais no site do Suddha Yoga e Ayurveda Pitha.

(Neste Dia das Mães você tem 20% de desconto na Ekomat com o código promocional “mamaste2017”)

*Este texto foi originalmente publicado no site Abertamente, da Madu Cabral. Vá e confira os cursos onlineincríveis que eles oferecem.

Tags: × ×

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?