Lendo agora
Autoconsciência e Coragem

Autoconsciência e Coragem

Brunno Colpo

Por Brunno Colpo*

Existem duas virtudes essenciais, de onde todas as outras emergem.

Autoconsciência e Coragem.

Autoconsciência é a mãe de todas as virtudes. Sua natureza é voltar para dentro, ver, refletir e entender. A Coragem é o pai de todas as virtudes. Sua natureza é ousar, agir e conquistar.

Elas são o Yin e o Yang do Autoconhecimento e do Desenvolvimento Pessoal.

Yin Yang

Autoconsciência permite que você veja mais objetivamente o que está fazendo. Mostra o porque você pensa o que pensa e sente o que sente. Te dá um momento de pausa em qualquer situação, antes de reagir.

Sem olhar para dentro de si e compreender seus próprios padrões, nenhuma mudança real pode acontecer, e você continuará cometendo os mesmos erros.

Agora, uma vez que você olha pra dentro de si mesmo e vê as crenças limitantes e padrões emocionais que não são construtivos, os hábitos que são auto-sabotadores, o que você faz? Bem, você precisa dar um passo para mudá-los. E isso requer….adivinha?! Coragem!

Por que Coragem?

Porque muitas vezes isso significa ir contra si mesmo, ou admitir que você está errado. Em outras ocasiões isso pode significar ir contra a visão que outras pessoas têm de você, ou outras formas de pressão familiar, cultural e social.

E já que nenhuma mudança acontece sem reflexão e ação, que tal uma boa prática pra nos ajudar nisso?

Prática

Pense em uma mudança que você está lutando para fazer em si mesmo ou na sua vida. O que está faltando, Autoconsciência ou Coragem?

Autoconsciência é desenvolvida pela reflexão, meditação e exame honesto do seu estado atual.

– O que está no meu controle e posso mudar e o que não está?

– O que me impede realmente de mudar?

Coragem é desenvolvida quando combinamos ousadia com intenção. A ousadia de fechar os olhos e dar o salto. E a intenção (que deve ser genuína) de mudar aquilo que não me favorece para alcançar uma nova consciência e uma nova experiência de vida.

– Qual é o meu nível de comprometimento com a mudança que desejo fazer?

– Quais os benefícios dessa mudança daqui a 1, 2 ou 5 anos?

Boa reflexão e Coragem!

“Se você não está se Autoconhecendo, você está se Auto-enganando.”

Brunno Colpo*Brunno Colpo é Coach de Transformação Pessoal & Inteligência Emocional, empreendedor e Nômade Digital.

Sou um explorador, amante da natureza e um apaixonado por Artes Marciais e Meditação. Atuo como Coach de Transformação Pessoal e Inteligência Emocional e sou criador do Awe Waken Project – Programa de Autoconhecimento para pessoas que desejam se desenvolver nos âmbitos Emocional, Cognitivo, Energético e Espiritual na busca de uma vida mais plena e consciente.

“Como um eterno curioso, aprendi que as repostas saciam a nossa necessidade de conhecimento, mas é através da qualidade das nossas perguntas que nos tornamos mais sábios e passamos a enxergar aquilo que antes não era possível ver.”

Sou também outras coisas que ainda estou descobrindo. E nesse caminho do Autoconhecer, acompanho e ajudo outras pessoas a lapidarem suas perguntas.

Email – [email protected] :: Website – http://www.brunnocolpo.com/ :: Facebook – Brunno Colpo :: LinkedIn :: Instagram

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima