Lendo agora
Atenção Plena (Mindfulness) e Alimentação Consciente

Atenção Plena (Mindfulness) e Alimentação Consciente

Avatar

Por Luiza Camargo*

mindfulness (1)

O texto da Char Wilkins, Mindfulness and Overeating (atenção plena e excesso ou gula), fala o que sabemos há tempos: não existem concertos rápidos ou milagres.

Utilizar a prática da atenção plena (mindfulness) nos auxilia na construção de novas habilidades e de incorporar “ferramentas” para promover as mudanças que queremos.

No mindfulness exercitamos estar no presente, perceber com curiosidade o que estamos pensando, sentindo, sem críticas ou julgamentos. Isso não significa ignorar o que está sentindo, principalmente quando for algo negativo, mas em momento
difíceis, voltar-se para o que está presente com gentileza e curiosidade. Aos poucos vamos aprendendo a estar ciente e a conviver melhor.

Na prática da atenção plena percebemos nossa respiração, o que nos ajuda a ficar momento presente. É uma prática que vai sendo aprimorada aos poucos e com intenção. Os pensamentos vão vir, isso é normal, e deixe eles irem, apenas observando com curiosidade.

A Alimentação Consciente incorpora o mindfulness para nos libertar das críticas e julgamentos que surgem com emoções, pensamentos e sensações físicas ligados ao comer ou a comida. É uma forma de cuidarmos mais de nós e de estar no presente quando nos alimentamos.

A prática da Alimentação Consciente deve ser incorporada com pequenos passos. E uma das bases é reconhecer os padrões que temos com a comida.

Vamos iniciar essa prática da Alimentação Consciente?

Antes, durante e depois das refeições faça algumas respirações profundas e perceba como você está.

Observe o que irá comer, as cores, formas, apresentação, sinta os aromas e depois perceba os sabores.

Quer saber mais? Venha fazer o Programa Alimentação Consciente.

Referência:

Wilkins, Char. Mindfulness and Overeating. Disponível em:

<http://www.mindful.org/mindfulness-and- overeating/> Acessado em 16 de setembro de 2015.

luiza camargo mendes*Luiza Camargo Mendes é nutricionista (CRN 3 – 21165) e acredita na união da Nutrição, Mindful Eating e Meditação. O alimento é um veículo para nutrir o corpo e a mente e, também um reflexo de como lidamos com nossas vidas. Na sua
trajetória é pós-graduada em Obesidade e Emagrecimento e com especialização em Nutrição Desportiva. Realizou o treinamento em Mindful Eating-Conscious

Living com Jan Chozen Bays e Char Wilkins.

Contatos:

www.luizacamargo.com.br / [email protected]

Vá para cima