Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Virabhadrasana II

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Virabhadrasana II

– Conta-se, em uma das tantas histórias da mitologia hindu, que em tempos remotos, um aspirante finalmente encontra o mestre em uma caverna isolada, presta reverências e pede a ele que o oriente na longa senda do yoga. O guru, testando a vontade e sinceridade do possível aluno, dá então um primeiro comando ao jovem para que ele vigie atentamente a entrada da sua morada contra as feras e malfeitores daquela selva para que assim, possa prosseguir nas suas austeridades yogues. Prontamente, o futuro discípulo obedece, mas depois de um dia e uma noite acordado começa a sentir um adormecimento generalizado. Para não falhar com as ordens do seu desejado guru, coloca-se em Virabhadrasana II e assim permanece desperto por anos, cumprindo o comando que lhe foi dado até obter o reconhecimento do mestre.

Vários outros “irmãos” desse asana recebem o nome de VIRADHADRA que significa guerreiro. Não estamos tratando aqui da guerra no mundo, para competir, matar, destruir, vencer, mas sim de conhecer, para dominar nossos guerreiros internos como a preguiça, a mentira, a vaidade, a luxúria, a loucura, o medo e tantos outros.

O Sr. Buda disse que “É mais fácil dominar um exército de um milhão de homens do que vencer a si mesmo” e para conquistar a si mesmo com firmeza, coragem, disposição e bravura, podemos desenvolver essas virtudes pela prática dos Virabhadrasana(s).

Diz-se que a prática desse yoganasana afasta a preguiça e a indolência do corpo e da mente e nos mantém acordados. Eu mesmo fiz essa experiência e reconheci seus efeitos energizantes quando, mesmo ao acordar pela manhã, sentia o corpo mais leve e pronto para ficar de pé.

Além disso, os outros benefícios que você vai colher com essa prática são: o fortalecimento das pernas e coxas bem como sua maior mobilidade, melhora das câimbras, nas panturrilhas e coxas, tônus nos órgãos do abdome e maior disposição física e mental.

É preciso ser cuidadoso com algumas condições básicas de alinhamento dos membros e corpo como um todo, porque essas levarão você a uma permanência maior e gradativa, protegendo as articulações e a coluna vertebral. Para direcionar as ações mais básicas, comece com uma boa distância entre os pés, colocando-os bem abaixo das mãos com os braços esticados para os lados e com uma correta angulação dos pés (conforme a foto). O pé direito (inicial) – do lado esquerdo da foto – fica em noventa graus e o de trás – o esquerdo – virado em até trinta graus na direção do pé direito. Ao flexionar a perna, nunca avance com o joelho além da linha da canela, garantindo sua proteção e mantenha força e firmeza na coxa, perna e pé de trás. Na permanência mantenha o tronco sempre vertical e puxe a região do púbis para cima, em direção ao abdome, alongando dessa forma a coluna lombar.

Através dessas manobras que levam ao alinhamento do corpo nos asanas, você vai sentir um fluxo maior da circulação e energia em áreas que antes pareciam bloqueadas e então estarão mais livres e desimpedidas como as pernas e a pelves.  A medida que a sua prática se desenvolve é muito proveitoso para você que a noção do alinhamento possa vir de um professor experiente e os resultados que vierem serão da inteligência corporal, mais e melhor distribuída por todas as partes. Nesse momento de expansão, o corpo se conecta naturalmente à mente e você terá lampejos da meditação na ação.

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