Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Virabhadrasana I

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Virabhadrasana I

– Quando se pensa em yoga no ocidente rapidamente se pensa nas posturas. No entanto, yoga é uma cultura bem mais ampla e elas ocupam apenas uma parte do todo.

Essa parte pequena teve uma modulação e formatação maior com vários mestres e dinastias de gurus entre os séculos VI e XV – D.C.. Dentre eles, o mestre Swatmarama, que deixou um legado de valor através de uma escritura chamada Hatha Yoga Pradipika – a luz do Hatha Yoga. Nele, as posturas vêm, não só como uma forma de trazer saúde, longevidade, mas também paz de espírito e, para alguns praticantes mais dedicados e afortunados, alcançar estados mais elevados do yoga.

No verso 16 ele nos inspira dizendo:

Entusiasmo, perseverança, discernimento, fé inabalável, coragem e evitar a companhia de pessoas comuns, são as seis causas que trazem sucesso no yoga.

Nesse contexto, o termo “pessoas comuns” não é pejorativo, são aquelas que não podem contribuir com a prática regular dos outros porque elas mesmas não praticam yoga.

Entre os asanas que requerem entusiasmo e perseverança está o Virabhadarasana I, da família das posturas de pé, e é uma das três gloriosas posturas das guerreiras e dos guerreiros. Como já disse aqui, são elas – as de pé – que criam energia para enfrentarmos a vida e suas vicissitudes, além de darem um grande empurrão para a prática regular. Quando você já desenvolveu uma permanência estável de um minuto para cada lado, já terá começado a criar uma estrutura mais resistente na regularidade da sua yoga.

Virabhadrasana é dedicado a um herói forte e poderoso, criado pelo Sr.Shiva – considerado o primeiro Guru ou mestre. Diz a lenda contada por Kalaidasa em seu poema, “O Nascimento do Senhor da Guerra”, que esse guerreio e herói foi gerado ao ser extraído da cabeleira do Sr. Shiva, daí o seu poder infinito.

Na execução deste yogasana, a firmeza nas pernas e braços é fundamental para que você se mantenha forte e estável.

Os benefícios mais importantes incluem a expansão do tórax e peito, ampliando a respiração e fazendo reduzir a rigidez nos ombros e costas. Pela posição e crescente firmeza das pernas, esta postura fortalece os tornozelos e joelhos. No entanto, mulheres no período menstrual devem evita-lo, assim como aqueles que sofrem de pressão alta, mas  que podem beneficiar-se se mantiverem as mãos nas cinturas ao invés erguer os braços durante a permanência do Virabhadrasana I.

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