Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Utthita Parsvakonasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Utthita Parsvakonasana

– Por ser praticante há tantos anos, me percebo em um aprendizado contínuo, onde o corpo contribui com a mente, a mente com o corpo e os asanas no meio, como uma liga, mantendo os bons ventos da saúde física e mental numa dança contínua.

O tempo me envelhece, mas o yoga me faz sentir jovem. O mundo envelhece com seus conceitos e crenças, e o yoga me ajuda a lembrar que opiniões e entendimentos também envelhecem e devem ser renovados. Os piores apegos estão entre crenças e opiniões formadas e enrijecidas. Costumo dizer em uma palestra sobre discernimento e desapego que há dois tipos de prática de yoga. A primeira é mais simples e ajuda a desapegar-se. A segunda é mais sutil e avançada e compete a você não se apegar.

– A primeira vem do cérebro para o comportamento. Explico-me melhor: Nessa longa estrada ensinando, quantos alunos já presenciei abandonando vícios quase que por esquecimento do hábito. Isso ocorre porque um hábito repetitivo e compulsivo, como por exemplo do tabagismo, carrega uma dose de ansiedade, como a sensação de estar sempre faltando algo. O yoga faz sentirmo-nos calmos, completos e satisfeitos física e mentalmente.

– A segunda vem do cérebro também, claro, mas você precisa estar mais ativo e sentado no lugar interno do observador, dentro de um lago de calma e atenção, para perceber nos músculos, na respiração e no movimento dos batimentos cardíacos, o instante em que você está criando apego por algo.

A atitude firme de observador retira a energia que aquele atrativo aos sentidos precisa para se tornar-se (mais um) um apego. Este é mais fácil de perceber se voce já tem conhecimento por exemplo de falas suas repetitivas ou atitudes incontroladas e recorrentes

Não sou contra todos os tipo de apegos, mas meu cuidado de observá-los e conhecê-los melhor está no fato de que, no final, alguns deles lideram a vida e nem sempre me levam a lugares que compensam.

Diz uma das escrituras yogue que entre o benéfico e o prazeroso o sábio escolhe o benéfico.

E o que isso tem a ver com Utthita Parsvakonasana?

Tem tudo a ver!

É preciso a experiência repetida da permanência em um asana em pé como esse para estabelecer uma relação forte com a firmeza e a estabilidade interior.

Vale sempre avisar e lembrar que a estabilidade (na vida) só vem com a estabilidade interior e para a estabilidade interior, com a firmeza nos pés e no caminhar, o melhor professor são as posturas de pé.

Um bom observador de si mesmo tem a percepção clara de seu corpo, da sua respiração e, através dele, de como está sua mente a cada momento.

Utthita significa estendido, parsva a lateral, o flanco, kona o ângulo e asana a postura e no final fica assim: postura do ângulo lateral estendido.

Seus benefícios estão entre o combate a constipação intestinal, principalmente quando feito pela manhã em jejum e associado à algumas posturas invertidas. Fortalece os músculos das coxas e das pernas, panturrilhas, joelhos e tornozelos. Ajuda a expandir o tórax e aquece e ativa a circulação nos braços. Gera uma abertura pélvica que beneficia com irrigação sanguínea os órgãos da pélvis masculinos e femininos.  Em termos psicológicos, ativa o ânimo, combatendo a melancolia e a depressão.

Praticar yoga é ainda o melhor remédio para a mente e o corpo!

+ sobre o professor Sandro Bosco? Entra aqui, Instagram aqui e Youtube aqui.
Siga Asanas para o Bem no Instagram com #guiadeposturas  

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?