Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Svastikasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Svastikasana

–  Quando se pensa em yoga se pensa nessa postura. Ela é mais que um asana é um emblema yogue!

Talvez seja, das posturas mais conhecidas, a mais utilizada até hoje pelo mundo afora, para ilustrar o yoga.

No entanto, quando tenho um aluno novo que não a conhece na sala, costuma ser muito trabalhoso posicioná-lo corretamente.

Curiosamente, uma das coisas que alunos iniciantes menos têm noção é de como sentar-se corretamente. Normalmente, colocam um dos pés em qualquer lugar e, não raro, sobre a coxa oposta, criando um possível futuro problema para a articulação do joelho.

Assim como qualquer outro aprendizado, as posturas do yoga requerem técnica para serem executadas e esta técnica inclui alinhamento. Mesmo que um praticante não queira ou não goste, não tem como fugir disso. As articulações do corpo também envelhecem e, se o yoga nos conquista para a vida toda, como continuar esse romance vida afora se o corpo impedir? Se o joelho doer e não flexionar mais direito, os problemas para vivenciar a paixão por essa prática milenar despontarão no horizonte próximo.

Svastikasana quer dizer “a postura auspiciosa” e vale praticá-la para entendê-la. Eu adoro essa palavra: auspiciar! Pela mente e pelo coração, invocar o que a de melhor para o momento presente me parece muito próximo do divino. Ao auspiciar a sua prática como uma atenta missionária, svastikasana, na porta de entrada e de saída, é uma excelente anfitriã. E lá estará, sempre atenta para ouvir o seu amoroso namastê. No começo e no fim de cada prática ela é a fiel escudeira para iniciar e encerrar com glorias a sua sequência de asanas. Estável, bonita e equilibrada entre seus dois ísquios (ossos do assento) Svastikasana traz benefícios como: irrigação sanguínea da região do períneo, abertura pélvica, e ensina a verticalidade da coluna desde que com noções de alinhamento e uso de alguns acessórios, porque sentar em cadeira a vida toda fechou a sua região pélvica. Esse fechamento, em mulheres chega até a trazer secura vaginal, em homens em nada favorece a salubridade da próstata e bexiga. Lembre-se, sentar no chão é saudável para o quadril e suas articulações, só que já lá nas suas primeiras refeições, é possível que seus pais tenham colocado você num cadeirão de bebê e, portanto, desde o início desfavoreceram a flexibilidade dos músculos e articulações pélvicas. Se você aqui almeja somente um bom lugar para meditar, poderá encontrar nessa postura um trono de rei.

Boa prática!

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