Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Salamba Sirshsana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Salamba Sirshsana

– E aqui temos mais uma das posturas invertidas que, como já mencionei nessa coluna, formam uma família de asanas muito generosos para a nossa saúde física e mental, porque trazem muitos benefícios.

Também conhecido como o “Rei dos Asanas”, esse exercício, assim como seus efeitos, é muito forte e estimulante.

Você pode estar pensando, enquanto abre seu tapetinho de prática, e continuar pensando enquanto posiciona os braços e a cabeça no chão, mas ao executar essa postura, no momento que ergue as pernas, terá de trazer imediatamente sua atenção para o ação e para o corpo todo, e isso em si torna-se um momento poderoso de yoga. Nessa hora, seus pensamentos terão que ficar em segundo plano e o foco no corpo em primeiro plano. A ação física pura e focada liberta você das agitações da mente e oferece um momento de unidade em meio a dualidade.

A palavra sânscrita SALAMBA quer dizer com apoio, SIRSHA significa cabeça e asana postura, então traduzimos SALAMBASISHASANA como postura do apoio da cabeça.

Quando você faz o sirshasana com a noção de alinhamento, sua atenção tem de estar mais inteira e mais presente. Mas ele será extremamente prejudicial ao pescoço, ombros e escápulas se nos distraímos e também não soubermos como posicionar a cabeça, braços e antebraços e não soubermos o que fazer exatamente com eles. Como em outras posturas invertidas, novamente vou lembrá-lo que, seus pés aqui serão os seus punhos, antebraços e cotovelos e eles precisarão, todo tempo, empurrar contra o chão, a medida que você vigia seus ombros, para trazê-los para cima, afastando-os do pescoço. Mantenha sempre os cotovelos distantes mas alinhados com o tamanho dos seus ombros. Outro apoio igualmente importante é o centro da cabeça, onde fica a parte mais alta do crânio.

Nesses muitos anos ensinando yoga, cansei de ver praticantes, mesmo os veteranos, posicionando a testa durante a permanência e reclamarem de dores na coluna superior (torácica e cervical) depois. Esta postura é proibida para os que sofrem de pressão alta e mulheres no período menstrual. As contraindicações estendem-se aos portadores de cardiopatias, pressão nos ouvidos, no cérebro, glaucoma e hérnias na coluna, principalmente cervicais e torácicas.

Um professor experiente é sempre necessário para ensinar a você os caminhos ao “rei dos asanas”.

Para os yogues, o cérebro não está limitado à sua caixa craniana, está sim em todo o corpo, por isso é normal você se deparar com medo e sentimentos de insegurança em sirshasana, uma vez que você está com o equilíbrio vulnerável sob muitos aspectos, e seu sistema neuro muscular sabe que você pode cair, e ele é programado para defender você de acidentes. Aqui, você não poder se mover nem fugir ou defender-se pelas pernas e braços, seus órgãos de movimento e locomoção. O desconforto dessa permanência de movimentos limitados terá de ser confrontado e transmutado em uma sensação gratificante de plenitude e estabilidade interior.

Desde que comecei a praticar essa postura sempre ganhei a preciosa sensação de estar energizado e como que “vitaminado” pelo prana – energia vital. Vale a pena prestar reverências ao “rei dos asanas” através uma execução sempre calma e cuidadosa.

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