Asanas para o bem – Guia de posturas de Yoga – Purvottanasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Purvottanasana

– Sempre achei interessante como os antigos yogues indianos do Hatha Yoga deram os nomes de alguns asanas como este – purvottanasana – onde a face frontal do corpo humano significa o lado leste, lá, dos pés até a testa.

É rico estudar as posturas pelos seus nomes pois muitos deles já trazem uma certa instrução da execução .

Purva, como disse, quer dizer leste e uttana alongamento intenso. Além de trazer firmeza e mobilidade nos tornozelos e pulsos ele é bem-vindo quando você o coloca após várias posturas intensas de flexão para frente.

Yoga é sem dúvida para todos, de todos os credos, de todas as nacionalidades, etnias ou religiões. Mas, aprofundar-se no yoga não é para todos, porque demanda uma dose de abnegação e coragem e nem todos estão motivado.

Mas muitos praticantes que conheci nessa longa estrada foram expandindo essas e outras qualidades a partir do foco na prática da execução dos asanas e pranayamas e não na busca delas. Isso me fez constatar que além de uma saúde física e mental, um corpo bonito cheio de energia, o yoga desenvolve virtudes.

Perca a pressa e caminhe passo a passo todo o dia, porque conhecer o yoga demanda tempo e através dele conhecer a si mesmo, e por isso ele deve ser para a vida toda.

Aí entra novamente a importância de conhecer alinhamento e suas ações internas, para poder praticar as posturas pela vida toda. Quantos companheiros da yoga vi abandonar os asanas depois de uma certa idade? Inúmeros! E por quê? Porque não tinham esse estudo em si mesmos, do movimento funcional do alinhamento de pernas, braços, pés e mãos que levam a coluna à sua máxima mobilidade e longevidade.

Esse legado de B.K.S.Iyengar é inestimável para os hatha yogues do mundo todo que querem continuar idade afora com a prática ininterrupta dos chamados yogasanas – posturas do yoga.

Purvottanasana traz novamente a necessidade da conexão imediata e contínua da ação conjunta de braços e pernas para que você fique sustentado nela. Já disse aqui, nessa coluna “Asanas para o bem”, que quando isso ocorre, nossa mente pára e nosso corpo brilha de prana – bio-energia – pela luz da ação pura!

Boa prática!

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