Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Prasarita Padotanasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Prasarita Padotanasana,

– Eu gosto de chamar o Hatha Yoga de “Yoga do poder da vontade”. Se você coloca vigor e entusiasmo na execução das posturas, aumentando o tempo em cada uma delas, bem como a duração da prática como um todo, vai sentir de perto o “fogo do yoga” crescer. Quando você persevera diante desse calor, o poder da vontade vai ficando mais forte!

Em uma milenar escritura indiana, o sábio diz:

“O corpo se degrada infalivelmente como um pote de terra cru jogado dentro da água. Passe-o pelo fogo do yoga a fim de fortificá-lo e de purificá-lo”. Gheranda Samhîta, 1.8.

Como tenho dito aqui nessa coluna, a família das posturas de pé ajuda a inflamar esse fogo interior o que pode ser sentido no corpo todo e nos coloca a prova de resistência. Quando permanecemos nessas posturas e incrementamos uma prática diária nos fortalecemos. A mente se fortalece junto com o corpo e a vontade, como ferramenta básica, fica mais resistente como uma espada poderosa.

Mas sobre a relação mente e corpo há ainda muito mais para se descobrir do que tudo que já foi estudado e escrito até agora.

Onde começa a saúde e termina a doença? Onde termina a mente e começa o corpo? Onde termina o desânimo e começa a coragem? Todo esse universo pode ser desvendado com a prática regular do yoga. Um/a bom/a professor/a pode indicar o caminho e nortea-lo em cada postura, mas na sua grandeza, será sempre uma jornada e pesquisa pessoal e infinita.

Isto é: depende de você!

Mas somos seres sociais e por isso estar em grupo em uma aula, em um sanga, ajuda e é um excelente alimento para não desistirmos, todavia lembrar de renovar seu propósito a cada dia é necessário para manter a chama acessa!

Segundo os sábios dos Vedas, nossa natureza é formada por três estados da matéria que atuam no corpo como humores que fazem nosso estado de ânimo oscilar. Conviver com os asanas pela prática regular aumenta nosso gosto por essa batalha que envolve nossa força interior, resistindo ao calor abrasador do fogo de rajas (atividade, ação), que pode todo o dia afastar os efeitos estagnadores de tamas (inércia, sombra).

Hoje percebo quantas pessoas sofrem de melancolia, desânimo (e até depressão) por falta de uma atividade física que quebre o excesso de inércia que envolve estas doenças. Quando me perguntam se o yoga pode ser bom para depressão, minha resposta é: “desde que a pessoa queira praticar”; claro, porque querer praticar já é meio caminho da cura.

E aqui temos esse asana que, como uma ilha em um oceano de calor, nos ajuda a refrescar o corpo no meio de uma sequência vigorosa de posturas em pé. PRASARITA significa expandir, crescer, pada quer dizer pés, base e UTTANA alongar com intensidade.

Neste asana, os músculos abdutores dos membros inferiores ficam fortes e a circulação aumenta nas partes nobres do corpo como peito e cabeça. Por isso, pessoas que não podem fazer a invertida sobre a cabeça – Sirshasana – ganham benefícios com este asana. Mas para ganhar habilidade no Prasarita Padotanasana o caminho são as demais posturas de pé, principalmente as que tem os pés mais afastados e sempre lembrando que todas elas ajudam a reduzir o peso do corpo.

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