“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco
O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)
Marichyasana
– Os movimentos do corpo são em si mesmos um universo e através dos yogasanas se abre um caminho infinito de aprofundamento nesse espaço.
Naturalmente torcemos a coluna vertebral para que nossa visão amplie e também porque nossos ouvidos pedem. Além disso, para nos movimentarmos no mundo e mudarmos de direção, torcemos para cá e para lá. São atos mecânicos e reflexos e, muitas vezes, rapidamente comandados pela nossa propriocepção. Mesmo sendo rápidos não significa que não tenham profundidade, mas essa não é percebida no dia a dia e nas centenas de movimentos que fazemos automaticamente.
Quando executamos com permanência uma postura como Marichyasana podemos perceber onde e o quanto isso envolve nossos músculos, atenção e respiração. Ela espreme e parece torcer até nossos órgãos e aparelho respiratório, e cabe a nós alongarmos a coluna pra devolvermos espaço à isso tudo. Ela nos traz para o centro de nós mesmos e nele mora nossa coluna vertebral, e por ela, milhares e milhares de nervos saem para todos os lugares e por conexões necessárias desse vasto universo corporal.
Se damos a nós mesmo essa vasta noção de uma postura – e porque não? – sua execução vai ser como uma viagem espacial, não à lua, Marte, ou aos anéis de Saturno, mas ao infinito espaço interior que não é só físico, mas de energias que formam pensamentos, emoções, sentimentos, sensações e de infinitas percepções que não se repetem, se prolongam e se renovam cada vez mais horizontal e verticalmente.
Marichi é o nome de um sábio yogue e daí a homenagem prestada. Na mitologia hindu, ele era avô de Surya o deus do Sol. E asana significa postura ou posição física.
Sua execução traz firmeza e controle às pernas e coxas que precisam estar contraídas para nos manter estáveis e equilibrados, permitindo a torção espiralada da coluna para cima. Quando torcemos o abdome é tonificado nos músculos e os órgãos revigorados. Ela fortalece e dá mobilidade e flexibilidade à coluna lombar e dorsal. Por fim, ela acalma a mente.
Tenha uma boa prática!
+ sobre o professor Sandro Bosco? Entra aqui, Instagram aqui e Youtube aqui. Siga Asanas para o Bem no Instagram com #guiadeposturas

Sandro é professor, escritor e palestrante. Há mais de 40 anos estuda e investiga as relações mente e corpo através do Hatha Yoga e Meditação. Atualmente ministra palestras, cursos e workhops no Brasil, Itália, Portugal e Espanha. É também autor de três livros sobre Yoga.