Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Malasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Malasana

– Uma das vantagens de praticar asanas todos os dias é a ótima sensação de estar cuidando de si mesmo, da energia, da mente e do corpo. Ao manter a regularidade na prática é possível perceber com familiaridade as partes do corpo, suas conexões entre si e o que elas retiveram da tensão do dia anterior. Ao praticar, primeiro eu sinto as tensões que ficaram nos músculos e depois vai ficando mais claro quais delas chegaram aos órgãos, e depois na fisiologia deles, e dos sistemas internos.

Às vezes, é possível reconhecer que certas palavras que eu ouvi (ou falei) ontem e que me incomodaram ou me feriram (ou feriram outras pessoas) ficaram presas em contrações no corpo. Não só palavras que ouvi, mas cenas que presenciei ou imagens que vi e que estão ali sendo reconhecidas (e, às vezes, a duras penas) nas costas, ombros ou abdome e vão sendo notadas a medida que a execução da postura vai tocando cada parte do corpo. E assim, estabelecemos uma conversa onde eu sou eu, sou minha própria consciência, o asana, a ferramenta – o scanner – e o corpo, o instrumento a ser reconhecido da superfície `as profundezas.

O malasana traz uma checagem principalmente dos órgãos abdominais. Algumas pessoas sentem também intenso alongamento nos tornozelos e dificuldade nos braços e ombros ao tentarem abraçar a si mesmas.

Mala quer dizer guirlanda e asana postura ou posição. Nela os órgãos abdominais são massageados intensamente e, por isso, fortalecidos. A postura atinge inclusive os órgãos intra-abdominais. Apesar das mulheres que sentem dores nas costas no período menstrual serem beneficiadas pela melhora que malasana traz, elas devem evitar fazê-lo durante o período menstrual. As pessoas que não alcançarem os calcanhares no chão devem colocá-lo sobre a beirada de uma manta dobrada.

Boa prática!

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