Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Jathara Parivartanasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Jathara Parivartanasana

– Como tenho dito nessa coluna, existem famílias de asanas alguns chamo de coringas outros são amigos e agora digo que temos os que funcionam como chaves para muitas portas do corpo e da mente.

Se você tiver em vista que asanas são pelo corpo mas para a mente, você está caminhando em direção à clareza.

No Bhagavad Gita, o Sr. Supremo diz que entre o poder dos cinco sentidos (e de cada um deles) Eu sou a mente e meu poder é superlativo.

A mente é um obstáculo se assim você a classificar. Mas ela é o removedor de obstáculos se assim você a utilizar. Quando estamos fazendo um asana e nos comparamos com o vizinho, acreditando que ele ou ela está fazendo melhor do que nós, é quando utilizamos a mente como inimiga de nós mesmos. Nesse momento, estamos fazendo yoga levados pelo ego e ele está afastando a mente do corpo e afastando para longe a doce melodia do coração.

Quando estamos agitados é muito bom começar uma prática deitados porque acalma e calmos percebemos melhor onde estamos de fato e como, em realidade, estamos nos sentindo naquele momento. E antes de avançar em uma sequência de asanas, principalmente os iniciantes, é melhor fazer algo para soltar a lombar. Então, nas duas condições, essa postura é bem recomendada e ainda traz sua consciência para o “centro” tanto no nível mental como no psicológico.

As torções são chaves que abrem portas para uma sequência de posturas de flexão e de extensão da coluna e por isso são de grande valia. Da mesma forma são excelentes para encerrar séries de flexões e extensões soltando as tensões intervertebrais. São muito eficientes para reduzir e prevenir dores lombares sendo que, em certos casos, devem ter a guia de um professor experiente.

Apesar dos benefícios ósseo musculares que citei, o nome dessa postura refere-se a região digestiva. Jatthara é a região do estômago e vísceras aonde atua um dos cinco pranas – apana – que cuida da digestão e assimilação. É bem importante eu lembrá-lo e mais importante ainda você aceitar que, só se deve praticar yoga, depois de uma hora e meia (no mínimo) após a última refeição, porque o trabalho de purificação é maior do que você pode perceber a curto prazo e muito além do que você pode imaginar.

Parivartanasana significa girar, torcer ou rolar. Além desses benefícios fisiológicos essa postura traz firmeza no abdômen e principalmente nas cinturas. O iniciante pode encontrar dificuldade e ainda assim pode ter sucesso se a princípio não descer tão perto do chão.

Ao fazê-lo mantenha a respiração sempre livre, olhe para cima, estique bem os braços e as pernas e gire os joelhos de fora para dentro. Ao mesmo tempo procure aproximar do chão, na direção oposta à torção, o ombro e o braço.

Boa prática!

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