Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Chatuspadasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Chatuspadasana

– Pode ser um exercício interessante imaginar como esses centenas de yogasanas do Hatha Yoga foram criados e porque foram criados. Para mim, acreditar que foi um longo processo de séculos, torna tudo mais real.

Quando era adolescente, comecei a ler os poucos livros de yoga que havia em português no Brasil e percebi que tornar possível o impossível era uma das artes dos yogues.

Pensava que, com tanto poder adquirido pelas práticas austeras de exercícios físicos e mentais, esses seres humanos poderiam mesmo até transmutar a matéria como narravam alguns autores. Fui entendendo com o tempo que, essas centenas de posturas que existem hoje, devem ter surgido de movimentos espontâneos durante as práticas yogues desses sábios, vindas de uma espécie de transe energético.

Diz-se nos comentários de textos sagrados do Hatha Yoga que, primordialmente, cada postura, além de fortalecer a saúde física e mental, tem a função de abrir espaço interno para que a energia que habita o corpo expanda mais, trazendo níveis maiores de intuição, clareza mental, força e poder. Não estamos falando de poder pessoal, social, político, mas sim do poder de controlar o fluxo de pensamentos e de voltar os sentidos para dentro, gerando estabilidade e paz interior. Para você entender o que é “trazer os sentidos para dentro” e como isso “recarrega as suas baterias internas”, lembre-se que quando você adormece isso já ocorre naturalmente.

Nos Upanishads, que são textos sagrados do yoga e anteriores ao período de Buda – datam de seis séculos antes dele -, já encontramos algumas poucas citações dos asanas do yoga.

Mas foi no longo período entre seiscentos e mil e quinhentos anos depois de Cristo que a maioria dos textos mais importantes e definitivos do Hatha Yoga foram escritos. Estes incluem a sabedoria de algumas nobres linhagens de mestres.

A postura da foto Chatuspadasana traz a união de três palavras: CHATUS que significa quatro, PADA que quer dizer pé, base e ASANA, a postura, a posição. Ela é excelente como preparatória para os pranayamas e funciona muito bem para corrigir a cifose torácica, ampliando a musculatura peitoral. Uma característica importante é o jalandhara bandha, a chave de queixo (queixo na direção do peito), citada no famoso livro Hatha Yoga Pradipika nos versos de 70 a 73, como benéfico para curar todos os males da região da garganta. Alguns mestres comentaristas dessa escritura mencionam que esse bandha (contração junto a um plexo e glândula) é muito usado para aliviar a garganta de inflamações, excesso de muco, amigdalite, gagueira, melhorando a qualidade da voz no geral; contudo, por causa da forte pressão no peito, as pessoas que sofrem de pressão alta ou problemas do coração devem fazer só quando orientados por um/a professor/a experiente.

Ao executar essa postura, se você não alcança os tornozelos com as mãos, pode usar um cinto puxando-o com firmeza. Além de trazer o quadril o mais alto possível, faça força para esticar os joelhos, empurrando os ombros na direção do solo. Mantenha os pés, joelhos e coxas paralelos para a estabilidade da coluna lombar. Durante a permanência deixe a respiração normal e espontânea.

Boa prática!

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