Asanas para o bem – Guia de posturas de Yoga – Chaturangadandasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Chaturangadandasana

Vale a pena treinar todas as posturas do yoga e ter o cuidado de retornar as que você já não vem fazendo há algum tempo.

Os iniciantes devem progredir e avançar naquelas que ainda não conhecem, e os praticantes veteranos devem retornar também aquelas mais simples, essa é a minha sincera orientação.

No início de uma prática, o corpo sempre agradecerá se você começa pelas básicas, além do mais é uma forma de ir seduzindo a atenção da mente para participar dessa nova brincadeira. Chame a mente para ir parando de dar tanta atenção aos sucessivos pensamentos e começar a perceber o interior do corpo e seus movimentos maiores e menores.

Mas, para aprender, precisamos de quem nos ensine.

Vejo que há dois tipos de professores. Os que trazem uma aula pronta e a executam custe o que custar, independentemente de que tipo de aluno está ali ou independentemente do que os seus alunos mostram estar vivendo naquele momento. O outro é aquele que antes para, olha, respira, sente e, se for necessário, é capaz de adaptar o que pretendia ensinar naquela hora para seguir outro rumo com outras sequencias ou posturas. Os dois tipos de professores trazem resultados positivos, mas vejo que tem alunos que precisam do primeiro e tem os que precisam do segundo tipo de professor.

Eu sou aquele que sente, respira, olha o que se apresenta na minha frente e vou trabalhando conforme a resposta, quase que asana a asana.

E na prática regular, aquela que você faz sozinho em casa? Aí, quando você é professor de si mesmo, esses dois professores internos tornam-se mais perigosos, porque você ainda deve sentir como você está física ou mentalmente, olhando para dentro. E estando exausto ou doente (ou as mulheres se estão no período menstrual), vale saber quais são as posturas que podem restaurar a sua energia, mas, sempre vigilante com a inércia e a preguiça (tamas), para não ficar sempre em posturas fáceis ou restauradoras.

Em condições normais, o começo da prática vai quebrar a inércia e, a partir daí, devemos avançar, experimentando também as posturas novas e desafiadoras. Só assim nossa consciência corporal expande e só assim conquistamos as virtudes yogues como coragem, destemor, determinação, prontidão e disponibilidade para a vida.

Chaturangadandasana é aquele tipo de postura que merece um aquecimento da mente e do corpo. Mulheres que nunca a fizeram, podem achar que é para homens, que normalmente tem braços mais fortes, mas isso, em parte, não é verdade. Asana não é força (ou só força), é presença e trabalho de distribuir o peso de maneira certa, é chamar o tônus dos músculos que, irremediavelmente naquela postura, precisam trabalhar.

Seu professor pode ensinar maneiras de fazer esse asana, como degraus para subir aos poucos e que vão levá-lo ao aprofundamento, e trarão confiança gradativa, revelando que você pode! Você consegue!

Muito boa para fortalecer braços, a postura traz o mais importante para pulsos: mobilidade! Na execução, você vai perceber que a parede abdominal também se fortalece. Chaturangadandasana requer uma exata e imediata ação nos ombros (movimente-os para cima e afaste-os da região do pescoço) para proteger escápulas e pescoço.

Chaturanga significa quatro partes ou quatro membros e danda bastão e isso indica que são quatro partes que o sustentam – as mãos e os pés.

Boa prática!

+ sobre o professor Sandro Bosco? Entra aqui, Instagram aqui e Youtube aqui.
Siga Asanas para o Bem no Instagram com #guiadeposturas 

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?