Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Adho Mukha Virasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Adho Mukha Virasana

– Tem hora para ir para fora e expandir e tem hora para recolher. Basta observar a natureza que ensina que a noite é para repousar e adormecer e o dia para despertar e ativar. O yoga mostra que tem hora certa de ir para fora e hora certa de ir para dentro. Os sábios da medicina auyrvédica já ensinavam há milênios atrás que uma hora de sono antes da meia noite vale por duas horas depois da meia noite.

E o que seria isso? Mais uma crença mística? Não, sabedoria daquele que vê e conhece o corpo não como um só, mas como cinco corpos ou cinco existências, cinco níveis de energia: física, energética, mental, discernimento e bem-aventurança.

 Com a prática dos asanas, você também pode chegar a um ponto de medir a temperatura da sua disposição a cada dia. Porque alguns asanas esfriam e outros aquecem e tem dias quentes e tem dias frios. Por temperatura quero dizer literalmente e também o nível da sua energia hoje. Se você já tem uma prática individual deve ir descobrindo que tipo de asana é bom para hoje e, se você já tem mais experiência e tempo de yoga, vai perceber qual a melhor sequência para fazer agora.

O Adho Mukha Virasana é um excelente amigo e professor. Se você estiver agitado, vai sentir um acolhimento e se você estiver muito agitado vai sentir, no início, dificuldade, mas se tiver paciência consigo mesmo e perseverar alguns minutos, ele vai levá-lo para um local interno menos agitado e por fim um local de calma. Porque ele ensina o recolhimento e a entrega. Ele mostra como apoiar a cabeça com respeito no solo sagrado do planeta azul e entregar-se à energia da mãe terra.

É preciso saber que tem hora de esforço e tem hora de entrega. Por isso, meu exercício ao transmitir Hatha Yoga aos alunos é mostrar que cada postura lhe ensina sempre no nível físico, mental e emocional, e por fim, a perceber que cada uma dessas fatias de existência está ligada a outra. Isso é uma das faces luminosas do yoga, a percepção da união de vários corpos em um só.

Yoga significa unir.

Adho significa para baixo, mukha face ou rosto, vajra diamante ou diamantina e asana posição  – posição diamantina com o rosto voltado para baixo -. É recomendado durante a menstruação, trazendo grande alívio às mulheres que nesse período devem fazer com os joelhos afastados para evitarem pressão nos órgãos pélvicos.

Na maioria das vezes, traz bem-estar nas lombalgias, aliviando a tensão e, por isso, é muito eficiente depois dos asanas de extensão da coluna (retroflexão). Ele também produz uma massagem profunda na região abdominal, desfazendo a tensão dos plexos nervosos – solar e epigástrico. A pressão nas pernas alivia as câimbras e ativa a circulação e os braços alongados à frente com as mãos firmes contra o solo expandem a musculatura das costas dorsais despertando a coluna vertebral.

Por tudo isso é uma boa opção para iniciar uma prática de asanas, porque solta a lombar, acalma e traz os sentidos para dentro.

Como repetem os sábios yogues, “Yoga é voltar-se para dentro”.

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