Asanas para o bem – guia de posturas de Yoga – Adho Mukha Svanasana

“Lembre-se que não pode existir saúde sem doença nem doença sem saúde. Reconhecer esse par de opostos dançando como uma oscilação da sua energia vital já é um caminho. A prática regular dos yogasanas (posturas) pode te ajudar nessa compreensão, que deve se dar não pela sua racionalidade, mas pelo seu próprio corpo.” Sandro Bosco

O guia Asanas para o bem é uma colaboração do professor Sandro Bosco para o Nowmastê. Ele está sendo formado com muito carinho asana por asana e é um verdadeiro presente para todos nós que estamos nesse caminho do Yoga e queremos que a nossa prática seja cada vez mais profunda e delicada. Esperamos que você curta. ;-)

Adho Mukha Svanasana

– Se na sua prática regular você conhece a lógica das sequências saiba que esse asana é valioso porque é bem permeável. Se você é professor/a de yoga e monta uma aula pela lógica das sequências você deve conhecer essa postura como o “coringa dos asanas”.

Permeável porque ele se encaixa nas mais diferentes sequências e coringa porque como em um baralho ele é aquela carta que combina com quase todos os tipos de práticas.

Apesar de Adho Mukha Savasana ser uma flexão, ele é útil para fazer a preparação tanto para uma sequência de extensões como de flexões.

Ele combina com a primeira parte de uma aula porque ajuda a criar espaço no diafragma, distensionando toda aquela região como uma preparação para você começar e conseguir respirar melhor até o fim, e ainda ativa, logo no início de uma prática, tanto membros inferiores como superiores, o que é muito útil!

Quem no mundo atual já não observou o seu pet, ou o do vizinho, espreguiçando-se. Seja gato ou cachorro é assim que eles ativam os músculos das costas e mantém a mobilidade e flexibilidade da coluna vertebral.

Há algum aprendizado nisto?

Sim e é grande esse aprendizado.

Como já disse aqui, parafraseando o mestre de Hatha Yoga B.K.S.Iyengar, as pernas (e pés) braços (e mãos) são ferramentas úteis para você automanipular com competência sua coluna. Ocorre que aqui nessa postura é necessário a firmeza simultânea de membros superiores e inferiores e isso também significa que você, fazendo o devido alinhamento que ela pede, pode fortalecer e abrir espaço tanto na coluna lombar, quanto na torácica e até na cervical em um mesmo asana.

ADHO significa para baixo, MUKHA quer dizer rosto ou cabeça e SVA cão e a união das três: posição do cão com a cabeça voltada para baixo.

Em casa, vejo meu cachorro repetir esse asana várias vezes por dia e me parece que ele faz como um espreguiçamento, mas para nós humanos, ele é muito útil para tirar a fadiga e repor energia. Muitos esportistas que têm os tornozelos e tendões de Aquiles encurtados ganham aqui um grande fortalecimento com o alongamento posterior das pernas e calcanhares. Como o abdômen é absorvido para dentro em direção a coluna lombar, o diafragma é erguido em direção a cavidade do peito, a batida do coração é desacelerada acalmando a mente, a respiração e reduzindo efeitos nocivos do estresse negativo.

Se considerarmos a boa relação entre asanas amigos, esse é muito bom para ser feito após o sirshashana e suas variações (veja acima na minha coluna) porque ele ativa o movimento que tira a tensão das escápulas, abrindo o peito e desfazendo qualquer pequena contratura que tenha ficado das invertidas sobre a cabeça, tanto nos ombros quanto no pescoço, ou nas vértebras torácicas e, por fim, aliviando o pescoço. Ele funciona também como uma leve postura invertida, uma vez que leva sangue fresco para a cabeça, trazendo oxigênio para o cérebro e por isso pode substituir uma invertida mais vigorosa para pessoas que sofrem de pressão alta.

Enfim, aqui temos uma postura que, dentre as grandes famílias de asanas, tem mais amigos do que inimigos, tem mais indicações do que contraindicações.

Pratique-a e serás feliz!

+ sobre o professor Sandro Bosco? Entra aqui, Instagram aqui e Youtube aqui.
Siga Asanas para o Bem no Instagram com #guiadeposturas 

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?