Lendo agora
As lições de Nuno Cobra

As lições de Nuno Cobra

Cristiana Dias Baptista

Por Cristiana (Titi) Dias Baptista

Aprender diretamente com um grande mestre é um privilégio. No último sábado, dia 24, eu recebi esse presente. Participei de um workshop com o Nuno Cobra, preparador físico que desafiou tendências e modismos para criar seu próprio método de desenvolvimento integral e se consagrou como o homem que transformou o explosivo Ayrton Senna (meu ídolo maior) no tricampeão mundial capaz de superar situações de extrema pressão física e mental.

Mas não foi apenas este o seu feito. Há mais de 50 anos, Nuno foi uma dos primeiras pessoas a perceber (ou pelo menos a vocalizar sua percepção) que o desenvolvimento físico era capaz de influenciar o desenvolvimento mental e emocional de um indivíduo. E foi com essa percepção como horizonte que ele se dedicou profundamente ao estudo da fisiologia, psicologia, sociologia e principalmente a auto-observação e criou o seu método, hoje fortemente estabelecido sobre cinco pilares (veja abaixo) e que pode ser melhor explorado em seu livro A Semente da Vitória, lançado em 2001 e com mais de 500 mil cópias vendidas.

Nuno Cobra

Mas estar na presença de Nuno, no auge dos seus 78 anos, é bem mais do que um simples aprendizado teórico, é uma lição de vida. E você nem precisa concordar completamente com suas ideias (lembrando que ele fala de longevidade e preparo; e não de estética e beleza) para entender que ali tem um homem com maestria naquilo que ensina.

Se o seu método inspira pela simplicidade, a pessoa Nuno Cobra inspira por sua amorosidade, generosidade, energia e entusiasmo sem fim. Às 19h30 da noite, depois de quase oito horas de workshop, Nuno era incansável em suas respostas aos cerca de 60 participantes que assimilavam tudo com a mente, mas principalmente com o coração. Uma experiência que vai ficar por muito e muito tempo viva com a gente.

Nuno Cobra

Nuno Cobra

Nuno Cobra

Nuno Cobra

Veja aqui os pilares do seu método:

  • Sobre cardiovascular – Radicalmente contra corridas que levam a exaustão, o método Nuno Cobra prega a corrida no chamado equilíbrio de oxigênio, aquele estágio anterior ao ofegante. Esse tipo de treino ajuda no aumento do coração e não apenas no seu fortalecimento. Um coração maior, precisa de menos batidas para bombear o sangue e será menos exigidos.
  • Sobre força – Taxativamente contra as academias e malhações, explica que um simples exercício em uma barra fixa é tudo o que você precisa para desenvolver todos a sua musculatura abdominal e superior.
  • Sobre alimentação – Fugir dos supermercados e optar sempre por produtos naturais, orgânicos e não processados. Se você come 3 mil calorias baixe para 1600 e viverá o dobro. Ah, mastigue até a comida estar praticamente líquida!
  • Sobre equilibrio – Concentre-se naquilo que você faz, medite, desenvolva habilidades motoras. Paciência e persistência mudam nossos hábitos. Ansiedade e pressa geram angustia e desistência.
  • Sobre dormir – A hora de dormir é quando o organismo se reorganiza. Aproveite ao máximo. Durma profundo.

Quer saber mais sobre o Nuno Cobra e seu método? Veja aqui: http://www.nunocobra.com.br e http://www.cobrasaude.com

Cristiana

*Titi é economista e jornalista e umas das idealizadoras do Nowmastê. Nas horas vagas seu maior prazer é viajar e contar histórias.

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima