Ancestralidade

Por Tales Nunes* do blog Vida de Yoga

Quando estou no seio da família e nela reconheço de onde vim e o vigor do lugar onde estou, sinto a minha ancestralidade viva. Mas a ancestralidade é mais ampla e mais profunda do que o núcleo de uma família. A família nuclear é um veículo para que eu reconheça uma ancestralidade mais vasta, muito mais vasta no tempo e no espaço.

Quando leio um livro e consigo sentir a força das palavras e das ideias vibrarem o meu corpo, estou em contato profundo com o autor, naquele momento não apenas ele, mas a linguagem e todos os que estão inseridos e deixaram uma marca nela fazem parte da minha ancestralidade.

Quando me alimento, aquela comida que a Terra me oferece, a própria Terra e aqueles que a cultivaram fazem parte da minha ancestralidade.

Quando mergulho no mar e consigo sentir a força das águas em meu corpo, reconheço a minha ancestralidade no Oceano inteiro.

Quando respiro profundo e o ar nutre a minha alma, minha ancestralidade também é etérea.

Quando olho uma estrela e sinto de alguma maneira que ela me faz companhia, lembro-me de onde vim.

Quando fecho os olhos e vejo em meu coração o Universo inteiro; quando num vislumbre de lucidez olho ao meu redor e consigo reverenciar o amor em cada manifestação da Vida; quando num lampejo de graça reconheço todos os seres como uma família, nesse momento eu verdadeiramente entendi a realidade profunda da minha ancestralidade.

*Tales é yogi, escritor, sociólogo, graduado em psicologia e mestre em Antropologia, com dissertação escrita sobre a representação do corpo no Yoga. Foi editor dos Cadernos de Yoga durante cinco anos. Foi diretor executivo da Aliança do Yoga por dois anos. Publicou o livro o “Yoga e o Ser”, em 2008 e o “Brilho Súbito” em 2011. Tales já ministrou Formação em Yoga em Aracaju, Fortaleza, Salvador, Cuiabá, Campo Grande, Goiânia, Brasília e durante três anos como projeto de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis. Atualmente ministra a Formação em Yoga em Florianópolis e workshops pelo Brasil.

Autor do livro “Chakras: força conhecimento e transformação” e do livro de poesia “Brilho Súbito”.

Para mais informações: www.vidadeyoga.com.br

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?