Lendo agora
Afinal, quem são os Escorpiões?

Afinal, quem são os Escorpiões?

Avatar

Via Gemini Astrologia

escorpic3a3oNossa astróloga ficou muito tempo pensando por qual signo começaria a inauguração dos posts que descrevem cada um dos 12 signos. Decidiu começar por Escorpião. Primeiro, por ser o signo mais incompreendido (frequentemente as pessoas acham que Scorpio é o pior signo do Zodíaco). Em Segundo lugar, porque muitos dos amigos e amigas da nossa astróloga estão grávidos de futuros nativos de Escorpião. E em terceiro lugar, porque nossa astróloga tem um interesse pessoal na desmistificação desse signo, que também é o seu ascendente.

Sim, o post é longo e profundo, tal como são os escorpiões, nada neles é superficial.

Para quem leu o post sobre Plutão, informamos que esse Planeta profundo e misterioso é o regente de Escorpião, juntamente com Marte, o Deus da guerra. Por aí o leitor já faz uma ideia da intensidade de Scorpio. Aliás, a palavra chave desse signo seria intensidade.

Escorpião é um signo de água e, portanto, de natureza emotiva (pasmem!). Sua qualidade é fixa – na astrologia há 3 qualidades de signos, fixo, cardeal e mutável. E, água fixa = iceberg.

Sim, o Escorpião é como um iceberg: 90% de sua verdadeira natureza está submersa e apenas 10% é visível – e isso é intencional. Sabendo-se extremamente sensíveis, esses nativos se protegem escondendo-se e demonstrando uma falsa natureza fria. Mas não se iluda, não há nada de frio no Escorpião, suas águas, na verdade, fervem.

Temos aqui um signo de extremos, ou ama ou odeia, e cujo senso de justiça é como o de Talião “olho por olho, dente por dente”. Não significa que todos sejam vingativos, mas procure discutir questões de justiça com um escorpião e você verá que, mesmo lutando para ser diferente, em algum momento ele revelará seu senso severo de justiça. Sim, eles são severos, exigentes e verdadeiros scanners das reais intenções e emoções dos outros, quase nada lhes passa desapercebido.

Tal como o iceberg, sua aparência é calma, quase serena e quem não conhece um escorpião a fundo vai achar que você está mentindo quando contar um de seus acessos de fúria. Eles os tem de vez em quando. Só perdem em intensidade nesses acessos para o seu signo oposto, Touro; mas o taurino deve ter uns 3 ou 4 dias de fúria ao longo da vida toda, com Escorpião a coisa é mais frequente (mas longe de ser rotineiro como ocorre com os leoninos e arianos). Outra característica deles é que ninguém á capaz de maior lealdade do que um bom Escorpião.

O lema do Escorpião é “se há vontade, há um caminho” e não há signo com maior capacidade de encontrar caminhos quando todos já desistiram, nem mesmo o Capricórnio. A força de vontade do Escorpião, quando bem trabalhada, é imbatível.

Estamos aqui no domínio da força, interior e exterior. Quando o Escorpião não domina bem a sua natureza, torna-se violento e agressivo, seja verbalmente ou fisicamente (todos eles guardam uma força violenta dentro de si e, mesmo que saibam controlá-la, ela existe). Quem convive com eles sabe o poder cortante de suas palavras que jamais são ditas em vão: eles sabem o que dizem e o impacto disso.

Por outro lado, positivamente canalizada, essa força torna-se a força de vontade descrita acima, a capacidade de transformar pó em outro, dor em crescimento, raiva em superação. Enfim, Scorpio simboliza a alquimia.

E, mais do que a alquimia, estamos aqui, no reino da morte. Mas, a verdade é que não há morte no universo, mas, sim, transmutação. Essa é a chave para o sucesso do Escorpião: aprender que a morte não existe. Quando compreendem isso, sua força é canalizada para o interior e nada, jamais, os derrubará. A partir daí suas defesas tronam-se desnecessárias e a vida fica mais leve.

Escorpião tem a capacidade de compreender ao longo da vida que não há vida sem morte e vice-versa. E, ao entender que tudo se trata de transformação, a tão famosa característica de destemidos do Escorpião aflora. Antes, eles podem ser dominados por um terrível e muito bem escondido medo da derrota, da morte, da perda de poder.

Scorpio deseja poder e deseja exercer poder sobre os outros, daí a sua fama de manipuladores. Tudo isso vem de seu medo de ser dominado, extinto (um escorpião – bicho – acuado pica a si mesmo e se suicida, pois tudo é melhor do que ser destruído pelos outros). Ao trabalhar essa compreensão da morte/vida e se tornar o verdadeiro alquimista, Escorpião aprende e ensina que o único poder existente de fato é o poder que temos sobre nós mesmos. Todas as outras formas de poder são castelos de cartas, fruto da ilusão da mente e podem ser extintos a qualquer tempo.

E, por estarmos no domínio da morte, da força, da alquimia, estamos, também, no domínio do sexo, que é a energia vital da vida. Escorpião simboliza o sexo, a fonte da vida, a energia criativa que, se reprimida, gera violência letal, isto é, a morte (leia os jornais e você passará a entender porque de tanta violência no mundo: energia vital reprimida).

Por sua vez, a fonte da vida demanda nudez e vulnerabilidade, sem isso, não há sexo, há, ao contrario, violência sexual – precisamos urgentemente do simbolismo de Escorpião para quebrar o tabu do sexo.

Scorpio aprende e ensina que, na vida, estamos todos nus e vulneráveis e é por meio dessa aceitação que vem a nossa verdadeira força e poder, todo o resto é negação dessa natureza, ilusão, que gera violência.

Nudez e vulnerabilidade não significam fraqueza, são entrega à vida, o que gera novas vidas; somente assim podemos colher da vida o que ela tem a nos oferecer. Proteger-se disso é evitar a própria vida, desperdiçá-la.

O tão famoso mistério desse signo é aprender que é justamente por meio da abdicação da necessidade de controlar tudo e todos e de se proteger da vida que vem o real controle de tudo, isto é, o único poder de fato existente – o poder sobre nós mesmos. É estar aberto ao que o mundo tem a nos oferecer tal como no sexo.

É com força interior para aproveitar, superar, transpor o que for necessário que podemos viver ao máximo. O resto, é privar-se sob a máscara do controle que, repetimos, não existe. Há, apenas, o auto-controle.

Essa lição de Scorpio é encontrada não apenas na Astrologia, mas também na mitologia grega. Quando Hércules é incumbido de matar a Hidra (monstro com 9 cabeças) ele somente consegue cumprir sua missão quando deixa de tentar esmagar as cabeças da Hidra e compreende os conselhos recebidos de seu mentor, que assim o advertiu: “é ajoelhando-se que nos levantamos; é nos rendendo que conquistamos; é desistindo de algo que os ganhamos”(recorde-se que, cada cabeça que Hércules matava gerava 3 novas outras em seu lugar). Hercules, então, se ajoelha, e levanta a Hidra, tirando-a de sua caverna escondida e escura e trazendo-a à luz. Pronto, ao trazer esse monstro do inconsciente para o consciente, ele o mata.

Temos aqui também uma linguagem simbólica, onde a Hidra representa os medos e a agressividade que habitam Scorpio e, verdade seja dita, todos nós. É ajoelhando-se, indo a fundo em si mesmo, que Scorpio mata os seus demônios e se transforma da vitima do mundo, rancorosa e vingativa, para a Fênix que ascende das cinzas, forte como ninguém, indestrutível.

Tal como a mitologia, a Astrologia trabalha com linguagem simbólica e o seu estudo nos ensina muito sobre a vida. Não é porque você não é de Escorpião ou não tem Scorpio como signo ascendente que não pode aprender com o seu simbolismo, que não tem a sua Hidra interna para matar e transformar em algo produtivo. Todos temos a aprender com todos os signos. A diferença de nós para eles (escorpiões) é que eles nasceram para compreender isso. Scorpio frequentemente gera psiquiatras e psicólogos, também gera grandes executivos e políticos, bem como cirurgiões.

Importante lembrar que, no geral, os nativos de Escorpião têm desenvolvidos dentro de si elementos bons e ruins de seu signo. Dificilmente você encontrará um exemplo que congrega apenas o lado bom desse signo ou apena o ruim. O signo solar representa o mito do herói que é um eterno tornar-se, isto é, quem é de Escorpião está se tornando Scorpio a cada dia e, portanto, ora apresentará seu lado de luz, ora o seu lado de sombra.

Um exemplo claro disso é o Lula. É admirável a sua ascensão ao poder, vindo do nada, sem estudo ou formação alguma. Um claro exemplo da força de vontade dos escorpiões. Por outro lado, sua sombra está começando a vir à tona, já que há indícios de que ele tenha feito os jogos de poder impostos pelo Congresso Nacional de maneira bastante natural, destemida e sem ressentimento algum (sejamos mais librianos aqui, não vamos julgar antes da Justiça). Escorpiões jogam como ninguém esse jogo onde os fins justificam os meios.

Outro exemplo claro de quem são os Escorpiões é uma moça que estava sendo acusada pelo chefe aos berros de ter cometido um erro que ela não cometeu. Ela chorou na frente do chefe do chefe que presenciou o espetáculo. Preocupado, esse último lhe perguntou se ela estava bem, se estava magoada e recebeu a resposta de que aquelas eram lágrimas de ódio, necessárias para evitar um confronto violento. Prefiro nem imaginar as verdades doídas que ela teria dito se não tivesse transformado suas palavras maquiavélicas em água. E que ninguém se iluda, Scorpio não dá ponto sem nó nem poupa ninguém por medo ou compaixão, provavelmente era interessante a ela não confrontar naquele momento. Se o seu funcionário ou chefe de escorpião demonstrar claramente o seu descontentamento e for mais intenso, recue, a partir daí é zona de perigo. Ah, o chefe do chefe que foi o único calmo da situação é Touro (signo oposto a Escorpião). Scorpio precisa aprender com touro a controlar seus instintos. Até mesmo porque o que Scorpio não pões para fora, o envenena por dentro e o faz adoecer.

Um outro exemplo de como eles funcionam e são tremendamente astutos é uma executiva que foi obrigada a pedir desculpas a uma funcionária por ter dito que, se ela fosse o cliente e recebesse aquele trabalho, mandaria a sujeita para aquele lugar. Ao pedir desculpa, ela assim se pronunciou: eu não quis te mandar para aquele lugar, apesar de que o que eu disse pode ser interpretado dessa forma. Eu não diria que ela se desculpou de verdade, mas também não dá pra dizer que não o fez, entenderam? Sim, eles são estrategistas natos.

Conheça um Escorpião na intimidade e você verá um ser aquoso, afetuoso, cheio de amor e paixão. Mas se ele sabe amar intensamente, também sabe muito bem expressar a sombra desse amor, o ódio.

Ensine a ele que rancor é um carvão em brasa que o queima, mas nada faz com o inimigo e que perdão é algo que fazemos por nós mesmos e não pelos outros que ele será puro amor e leve.

Mas, por prudência, não o encurrale, seus ataques são definitivos e, se ele não tiver saída, irá para a briga e o perdedor será você (aqui somente o Touro pode enfrentar). Duvida? Nossa astróloga é Leão, com Escorpião ascendente. Por que será que somente outro Leão com ascendente em Touro conseguiu domar a fera?

Este mês, a partir do dia 24, o Sol entra em Escorpião. Se o seu filho nascer entre esse dia e o dia 22 de novembro, prepare-se para um rebento que absorve as suas emoções como uma esponja e que reterá as emoções do ambiente; procure brigar longe dele, ou o pequeno reterá essa imagem em si mesmo. Ensine-lhe sobre perdão e força interior, mostre a ele que a força que ele tem pode ser destrutiva ou construtiva e que isso depende somente dele e você terá uma sábia criança que lhe ensinará muito mais do que aprendeu. Seja calam(o) com o seu filho de escorpião, não o confronte em seus momentos de rara expressão aberta de sua ira, guie-o pelo amor e mostre a ele que ele está se envenenando e quais as consequências disso e que o resultado final será responsabilidade exclusiva dele e você verá um mini ser capaz de ir pelo caminho certo como ninguém.

Por fim, outros fatores do mapa podem amenizar ou intensificar algumas das características descritas acima. Exemplo: um escorpião com ascendente em gêmeos pode ser bem mais aberto e comunicativo do que a média dos escorpiões, além de racional (aqui o turbilhão de emoções do Escorpião é mais facilmente domado pela mente geminiana). Já um escorpião com ascendente em Sagitário pode parecer mais expansivo, mas será mais recluso do que a média dos escorpiões, porque seu sol estará, possivelmente, na misteriosa casa 12.

Mia VilelaMia Vilela é advogada e astróloga e está por detrás do site Gemini Astrologia -Astrologia como Ferramenta para o Autoconhecimento.

Veja comentários (18)
  • Ola.. parabéns pela matéria, durante esses 28 anos completados agora no dia 7/11 nunca havia lido algo tão bacana, verdadeiro e profundo a respeito de nós escorpiões..
    Me vi na matéria hehehe.. mas bom que nos ajuda a entender algumas coisas q nós mesmo ñ entendemos.
    Ler algo util é muito bom, pq realmente a maioria das pessoas quando dizemos que somos escorpiões ja nos olham com uma certa cara de: Ihhhhhh, escorpião é?!

    hahahaha

  • Amei o texto, me descreveu profundamente. Detalhes que somente nos sabemos. Nossa luta contra nós mesmo, destemidos, seja meu amigo, pq se for inimigo e para o resto da vida. Perdão não existe no bosso vocabulário.

  • amei a matéria, um excelente relato sobre os nascidos desse signo . somos justiceiros por natureza, vingativos … mas somos uma manteiga derretida, só não demonstramos isso , por defesa, talvez

  • Desculpe a sinceridade mas já fizeram tantas cópias fajutas do original, tanto plagio que apenas enxergo repetições e ainda muito mau feitas. Eu sou Kabbalista tipo sanguíneo O RH- (não vindo do macaco) e doador universal.

  • Sou escorpiano e não tem taurino no mundo ou qualquer outro signo a não ser peixes pra me fazer baixar a cabeça. Meus companheiros de água são como uma força extra em momentos de fraqueza

    • Amei o texto pois tava precisando ver estas palavras pois as vezes me sentia muito só se entende por que isso ajudou vc não sabe o quanto me vi nesse texto valeu me ajudou..

  • Os únicos sentimentos que interessam são os deles mesmos. Egoístas sentimentais e calculistas. Vc nunca pode contar com um escorpiano e nem sabe quando será o seu bote. Pessoas transparentes viram fantoches na mão de um escorpiano.

    • Sinceramente só tive problemas com eles. Nunca conheci um escorpiano que não fosse manipulador e de atitudes estranhas, conheci 3 assim. Eu gostaria mesmo de conhecer algum melhor só ora tirar esse ranço que peguei.

Deixe uma resposta

Vá para cima