Lendo agora
Açúcar demerara, mascavo e de coco: conheça as diferenças

Açúcar demerara, mascavo e de coco: conheça as diferenças

Nowmastê

Dica dos amigos da Leve BEM – delivery de orgânicos

Já comentamos por aqui os danos que o açúcar refinado, conhecido como “branco”, pode causar ao nosso organismo. Mas, como passar a vida sem comer nenhum tipo de açúcar é muito chato, é preciso comer moderadamente e sempre que possível recorrer a alternativas que sejam mais saudáveis e que até tenham benefícios. Nós selecionamos (e procuramos sempre oferecer ao nossos clientes no empório do site) alguns tipos de açúcar que cumprem esse papel: demerara, mascavo e o de coco.

As diferenças entre os tipos de açúcar

As principais diferenças entre os tipos de açúcar aparecem no gosto, na cor e na composição nutricional de cada um. A regra básica é a seguinte: quanto mais escuro é o açúcar, mais vitaminas e sais minerais ele tem, e mais perto do estado bruto ele está. A cor branca significa que o açúcar recebeu aditivos químicos no último processo da fabricação, o refinamento. Apesar de esses aditivos deixarem o produto “clean”, eles também “roubam” a maioria dos nutrientes. Só para dar um exemplo, em 100 gramas de um açúcar bem escuro, o mascavo, existem 85 miligramas de cálcio, 29 miligramas de magnésio, 22 miligramas de fósforo e 346 miligramas de potássio. Para comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes. Outro tipo mais saudável de açúcar, que não deriva da cana, é o de coco, extraído das flores da palma de coco.

Mascavo

É o açúcar bruto, escuro e úmido, extraído depois do cozimento do caldo de cana. Como o açúcar mascavo não passa pela etapa de refinamento, ele conserva o cálcio, o ferro e os sais mineirais. Mas seu gosto, bem parecido com o do caldo de cana, desagrada a algumas pessoas.

Demerara

Bastante utilizado no preparo de doces, esse açúcar passa por um refinamento leve e não recebe nenhum aditivo químico. Por isso, seus grãos são marrom-claros e têm valores nutricionais altos, parecidos com os do açúcar mascavo.

Açúcar de coco 

Entre seus benefícios, está a grande quantidade de potássio, magnésio, zinco e ferro. Também é uma fonte natural de vitaminas B1, B2, B3 e B6. Os especialistas também apontam o baixo índice glicêmico do alimento como uma de suas principais vantagens, já que faz com que a liberação de energia no organismo ocorra de forma mais lenta. Pode substituir o açúcar refinado em qualquer receita, mas lembre-se que o sabor do coco ficará mais evidente.

Receitas com açúcar mais saudável: Cuca Integral com Uva Orgânica Cookie Vegano de Banana

(Fontes de pesquisa: Marie Claire e Mundo Estranho/Abril)

Vá para cima