A transformação pelo Yoga

Por Aline Micelli*

aline2

Acho que deveria começar esse texto me apresentando, porque é o nosso primeiro contato e espero que sejam muitos ainda através desse canal lindo que está nascendo com o Nowmastê.

Pois bem, meu nome é Aline, estou com 33 anos e tenho dedicado meu tempo ao Yoga há pelo menos 14 anos. Parece muito tempo de prática, mas, a realidade é que olho para todos esses anos e quase não consigo acreditar. O Yoga não é algo separado da vida e, assim, fica difícil dominar a técnica por completo, sempre existe algo novo para aprender.

Eu tinha 19 anos e saia de uma adolescência atribulada. Estava no quarto semestre da faculdade de jornalismo, numa linda manhã de outono em Porto Alegre, cidade onde nasci. Perto do escritório da minha mãe havia inaugurado uma loja de produtos naturais. Corri para ver a novidade e na vitrine um pequeno cartaz oferecia no mesmo espaço aulas de Yoga. A partir desse dia atravessei um portal.

Como é pra todo mundo o começo foi difícil. Mesmo sendo bailarina, nadadora, capoeirista, encontrei dentro da prática de ásana, que são as posturas, um modo completamente diferente de me relacionar com o corpo. Quanto menos tensão eu criava, quanto mais profundamente respirava, mais a minha musculatura sedia e avançava. Uma lógica completamente diferente dos exercícios físicos que estava acostumada.

Com algum tempo de prática física veio também toda uma bagagem filosófica. Aprendi nomes complicados como Nyamas, Moksha, Vásanas (sim, em sânscrito!). Li livros sensacionais e acabei aprendendo que Yoga também funciona como uma espécie de psicologia, quando nos coloca a par de nossas limitações mentais e das paisagens que construímos com nosso olhar viciado.

Existe uma lenda mitológica sobre Shiva ser o responsável pela criação do Yoga. Shiva é um dos deuses da trindade hinduísta, formada também por Brahma e Vishnu. Outra informação importante sobre esse deus é que ele é o responsável pela transformação, aquele que com sua dança cria e destrói os mundos. E, não vou mentir, é exatamente isso que acontece você cria e destrói seu mundo, o Yoga muda tudo.

Mudou a forma como eu me alimento, meu lazer, o modo como me relaciono com as pessoas e foi através da prática que tive sustentação para me renovar nos períodos mais pesados da minha existência. Literalmente pesados, a última vez que a prática transformou minha vida foi quando através dela resgatei meu corpo e me livrei de 30 quilos que estavam deteriorando a minha saúde.

Não, Yoga não serve pra quem quer emagrecer. Agora se você quer se conhecer, caso você esteja interessado em buscar através do corpo as limitações que te prendem no seu caminho de transformação, ai sim, afirmo, o Yoga é pra você. Emagrecer no meu caso foi apenas uma conseqüência da quantidade de questões que uma simples prática de 1h30min, feito com diligência diariamente,  tem o poder de trazer a tona.

Ah, sim, apesar de não ser muito disciplinada posso me orgulhar de dizer que com a minha prática diária tenho mantido meu pacto comigo mesma de me fazer bem. Em cima do meu tapetinho encontrei de volta o meu sorriso, a minha força e toda uma quantidade enorme de amor disponível para mim e todos os outros seres. Parece uma coisa surreal de dizer, mas é a mais pura verdade. Se você está procurando um caminho ofereço um pedaço do meu e um lugar do meu lado na sala de prática. É só dar o primeiro passo junto com uma respiração profunda!

Até nosso próximo encontro.

NOWmastê!

Foto: Alice Martins

*Aline,  é jornalista formada pela PUCRS, professora de Yoga há mais de 10 anos, com formações em Hatha Yoga e há dois anos formada pela professora Micheline Berry em Vinyasa Flow Yoga. Cozinheira, taróloga, flamenca e apreciadora da humanidade. Tem também um blog no qual divide suas histórias lúdicas, escritos pelo seu lado mais selvagem, chamado Lili e o Mundo.

2 Comentários

  1. Texto MARAVILHOSO!!! Se reconhece a árvole pelo seus frutos.. Parabéns pela LINDA ALMA!!!

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?