Lendo agora
A sustentabilidade da próxima década

A sustentabilidade da próxima década

Nowmastê

Por Moira Malzoni*
veganismo

Se vamos falar de sustentabilidade, economia de água e aquecimento global temos que falar de carne. De carne? O que uma coisa tem a ver com a outra?
Tudo a ver.

A população mundial está em torno de 7 bilhões de pessoas e são muitos alimentos ingeridos todos os dias, em sua maioria alimentos com alguma origem animal na sua composição, além da carne em si. Só de carne são 60 bilhões de animais mortos por ano no mundo, e esse numero só aumenta, mas ele deveria diminuir se desejamos continuar vivendo. O que era pra ser nossa sobrevivência, a comida, se torna nossa inimiga no momento que consumimos sem consciência, sem olhar para como nosso alimento é produzido, fazendo tudo com muito desperdício e com extrema crueldade. Na verdade isso tem uma explicação, se olharmos para a produção da pecuária vamos ficar horrorizados em como os animais são tratados e em como o planeta está sofrendo junto com essa produção. Tem uma amiga que diz: “se eu for pensar eu acabo não comendo carne”, mas não pensar não resolve a questão certo?

Eu pessoalmente me tornei vegetariana, mas você pode diminuir seu consumo de carne e já vai ajudar muito. Nesse momento existe uma grande tendência ao vegetarianismo e veganismo e um dos maiores motivos é a compaixão com os animais, mas logo depois vem a sustentabilidade e a saúde. Recentemente a OMS (Organização Mundial da Saúde) publicou que a carne processada está ao lado do tabaco na causa de câncer.

A pecuária é a indústria que mais desmata, mais consome agua e mais polui a atmosfera. E que os grãos necessários para alimentar um boi poderia alimentar 20 vezes mais pessoas. Existem filmes que falam um pouco mais sobre essas questões. Um que recomendo é o Cowspiracy um documentário sobre os números dessa indústria e por que pouca gente fala nisso.

A tomada de consciência começa pelo o que estamos comendo. Acredito que em um futuro próximos vamos olhar para como tratávamos os animais e vamos achar impensável, vamos achar absurdo que em algum momento da história isso foi permitido, aceito por todos como algo normal. Lembre estamos todos conectados.

O número de vegetarianos no mundo vem aumentando, atualmente existem aproximadamente 20 milhões de vegetarianos no Brasil, em 2012 eram 15, 2 milhões (segundo o Ibope). Não é pouca coisa, são quase 10% da população brasileira adepta a esse estilo de vida.

Este crescimento da população vegetariana no país e no planeta é comemorado por especialistas em desenvolvimento sustentável (equilíbrio entre a economia e a ecologia) como um fator de decisão para que possa existir o futuro na Terra.

Existem muitas campanhas e organizações que ajudam quem quer diminuir o consumo de carne com segurança e saúde. Recomendo a campanha “Segunda sem carne” (www.segundasemcarne.com.br) e o “Desafio 21 dias sem carne” (www.desafio21diassemcarne.com) ao se inscrever você recebe diariamente um e-mail para te ajudar nesse processo, com receitas, suporte de nutricionistas e toda informação necessária.

Dizem que 21 dias é o tempo necessário para conseguir manter uma mudança de hábito na nossa vida, se é essa a sua intenção boa sorte, você estará muito bem acompanhado. :) 

Moira Malzoni*Moira Malzoni é facilitadora de meditação Mindfulness. Formação profissional também em Sociologia, Artes Cênicas e Cinema.
Praticante de meditação desde 2012, se especializou em Mindfulness no Centro de pesquisa em meditação Mindful Awareness Research Center (MARC) da University of California, Los Angeles (UCLA) onde cursou o MAPs I (Mindful Awareness Practices), seguido de um treinamento individual para tornar-se facilitadora de Mindfulness.

Fundadora do Programa Moved by Mindfulness www.movedbymindfulness.com

Moira, junto com seu marido e filha são uma família vegetariana e convidam todos para seguir seu Insta Familia_Veg (https://instagram.com/familia_veg) com dicas e receitas Vegetarianas.

#vegetarianismo #vegetariano

Vá para cima