Lendo agora
A natureza – espelho do ser humano

A natureza – espelho do ser humano

Avatar

Por Christiane Afondopulos*

A natureza pode revelar muita coisa e traduzir inúmeros sentimentos que dominam o corpo e a mente. Basta olhá-la com carinho e trazê-la para dentro de si.

beth moonComo essa imagem da fotógrafa Elizabeth Moon consegue tocar a alma e explicar uma porção de sentimentos que as palavras não dão conta.

A primeira sensação é de que a força que buscamos durante toda uma vida está muito próxima e é acessível a todos. Assim como a árvore antiga, forte, vista a olhos nus na natureza, como um espelho do ser humano.

Sim, porque se conseguirmos compreender que essa natureza, que aparentemente é externa, faz parte de nós, poderemos então transportar mentalmente toda essa força, dessa linda árvore, para dentro do nosso coração…como uma simbiose entre ser humano e natureza, a maior de todas as riquezas e fonte de todos os sentimentos.

A partir daí tudo faz sentido, tudo se encaixa no mundo interno tumultuado…a natureza vai de encontro ao sentimento adormecido e o acorda para a vida, forte, antiga, sempre a espera do seu amor.

E quando esse amor, o nosso próprio amor, começa a crescer e entender tudo isso, nós ganhamos um prêmio: o abraço mais apertado e acolhedor desse mundo, e sabe de quem? De nós mesmos!!

Então, a vivência real desse momento de força e contentamento que tanto buscamos nunca mais vai embora, pelo simples fato de que nunca mais desejaremos que ela vá embora. Esse se torna o melhor momento do nosso dia, nossa conversa direta com Deus (seja esse Deus qual for para cada um de nós).

Nos dias seguintes, ainda que algumas sombras atravessem nosso corpo, assim como as sombras refletidas no tronco da grande árvore (e aí está uma segunda sensação com a imagem), o abalo não será tão grande porque a força já terá seu posto definitivo. Ainda que caiam uns galhos com o vento ou que a estrada se modifique (pois nessa vida tudo se transforma), a calmaria retorna com mais um aprendizado.

Essa linda imagem remeteu a todas essas palavras, realmente uma fotografia forte, cheia de significados, árvore da vida, forte e abençoada. Obrigada Elizabeth Moon pela arte que nos proporciona!!

Christiane Afondopulos

*Christiane Afondopulos é psicóloga e advogada e adora escrever como um exercício para a alma.No seu blog (Chrizoca) publica seus artigos e também colabora com a página virtual da Obvious.

Veja o comentário
  • Muito bom esse artigo pois mostra que não há dentro e fora, somos parte da natureza e com isso interdependentes, fortes e nos retroalimentamos também com o pulsar da vida, sem querer o controle, agindo naturalmente para dar e receber o melhor no processo de cooperação!

Deixe uma resposta

Vá para cima