A essência do Eneatipo 1

Por Thianne Martins*

Nesta série de textos e vídeos para o Nowmaste, Thianne Martins explica, um a um, os eneatipos e suas principais características… Este caminho de trabalho e aprofundamento no Eneagrama tem como maior motivação, fortalecer a porção saudável e iluminada de cada eneatipo, com foco na essência, acreditando que nossa luz pode iluminar nossas sombras e abrir os caminhos para nosso equilíbrio emocional e nos demais aspectos da vida.

“Sonho com o dia em que todos se levantarão e compreenderão que fomos feitos para vivermos como irmãos.” Nelson Mandela

Pertencente a tríade corporal, que engloba os eneatipos 8, 9 e 1, o eneatipo 1 traz em seu “DNA de alma” a virtude da Serenidade e a ideia divina da Perfeição.

Assim como os demais de sua tríade, quando em equilíbrio e em conexão saudável com o corpo, são pessoas com muita energia de vida, independentes, autônomas, aterradas e presentes!

O tipo 1 traz em si a energia da justiça, da integridade, baseando-se em princípios nobres, desejando o bem a todos e as coisas na medida certa. Congruência e coerência são importantíssimos para pessoas do eneatipo 1 e consideram que sua vida deve ser a sua mensagem ao mundo.

Figuras como Nelson Mandela e Gandhi, que não se desvinculavam de seus princípios de nobreza mesmo em situações extremamente adversas e desejam lutar, colocar a energia em ação para a transformação e por relações pautadas na ética, são exemplos de expressões grandiosas da energia 1. Em geral, as pessoas do eneatipo 1 dão extrema importância a honrar seus compromissos.

A bondade e o perdão são pontos muito relevantes do caminho de vida desses indivíduos, que vêm de uma profunda crença tornar o mundo melhor.

Toda esta mobilização interna pode sofrer distorções, causadas pelo medo de não ser bom ou pela energia de ira que se apresenta quando o tipo 1 vê que o mundo lá fora não é tão perfeito quanto ele gostaria.

Quando olhamos por trás da personalidade de qualquer eneatipo, vemos que as atitudes que os levam ao sofrimento são, na verdade, uma tentativa de ir em direção a sua essência, mas por um caminho errado.

Assim, a pessoa do eneatipo 1 pode tornar-se extremamente crítica e perfeccionista, gerando enrijecimentos no comportamento e no corpo, gerando tentativas exageradas de controle sobre si mesmo e sobre os outros, intolerência , excesso de julgamentos, que alimentam cada vez mais sentimentos de culpa e podem causar desgastes nas relações e na própria saúde do indivíduo de tipo 1.

Assim, olhar pra dentro e perceber que, de alguma forma, todas as pessoas estão buscando a felicidade e o amor, é um treino de compaixão e de despertar da bondade do tipo 1, reconhecendo que a inteligência da vida, em sua dinâmica, equilibra tudo sistemicamente. A vida é perfeita do jeito que é.

A Thianne oferecerá o curso “Eneagrama para coaches e terapeutas”, a partir de 17 de janeiro, em São Paulo. Saiba mais clicando aqui.

*Thianne Martins trabalha com o despertar da sensibilidade humana, ajudando pessoas a equilibrar sua vida com a intensidade do mundo em rede.

Acredita que o novo mundo demanda uma nova forma de relação, baseada na delicadeza e que grandes transformações ocorrem e se sustentam a partir deste olhar.

É facilitadora e designer de processos de aprendizagem em grupos, coach e terapeuta, baseando seu trabalho na Psicologia Transpessoal – uma abordagem que considera os aspectos desafiadores e os aspectos saudáveis do ser humano e propõe estímulos para seu pleno florescimento, valorizando a expansão da consciência como caminho de autoconhecimento.

Utiliza também o Eneagrama – um sistema dinâmico de mapeamento da consciência; os processos conversacionais – Art of Hosting – para criar ambientes de confiança e as qualidades terapêuticas da arte através das mandalas.

Co-fundadora da cuidadoria, organização que tem como propósito transformar o mundo do trabalho pelas relações, desenvolvendo líderes evolutivos, que naveguem com maestria na complexidade e sejam atuantes na construção de uma cultura do cuidar.

Montanhista amadora, busca trazer ao seu cotidiano e trabalho a sabedoria e o potencial curativo da natureza.

“O terapeuta cuida. A natureza cura.” Jean-Ives Leloup

 

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?