Lendo agora
A disciplina da Yoga

A disciplina da Yoga

Avatar

Por yogui Jivan Vismay*

Quando falamos em disciplina, logo nos vêm à cabeça algo repetitivo , ordens, rigidez…

Estamos acostumados a que outros nos digam “o que” e “como” devemos fazer. Ao mesmo tempo em que queremos ser livres, nos custa olhar para dentro de nós mesmos e seguir uma rotina que vai nos permitir ver nossa subjetividade.

Na sociedade atual, onde o crescimento material já alcançou um certo nível, as pessoas começaram a perceber que estão atuando como máquinas, e agora estão tendo a necessidade de descobrir a si mesmas.

Nesse processo de autoconhecimento, a Yoga tem sido valorizada cada vez mais. Aqueles que cultivam a disciplina da Yoga têm desfrutado de resultados cientificamente comprovados na saúde física e mental.

Jivan Vismay

Yoga é uma ciência, onde o que se diz é executável. Conhecer em profundidade as técnicas e utilizá-las corretamente (sabendo por que e para que), é a disciplina da yoga.

Em que consiste a disciplina da Yoga e como ela nos ajuda a viver melhor?

O corpo humano é uma máquina biológica complexa. Para que essa misteriosa engrenagem funcione, é necessário haver uma perfeita coordenação entre os vários sistemas que a compõe: digestivo, circulatório, respiratório, nervoso, muscular, ósseo, etc.

Se um dia, nessa ampla rede de múltiplas combinações, algum órgão deixa de desempenhar o seu papel, todo o organismo se vê afetado. Ou seja, se a disciplina se rompe, o resultado fica comprometido.

A própria natureza é um sistema, onde tudo acontece espontaneamente, segundo uma lógica. Por exemplo, nas estações do ano, a temporada de semear, de dar frutos, de se recolher…tudo acontece dentro de uma ordem natural. Se não há nutrientes, o processo se vê afetado. Se há nutrientes, mas não há energia suficiente para distribuí-los, a ordem se rompe, e isso reflete em todo o sistema.

Assim como na natureza, na Yoga, a disciplina exerce um importante papel para manter o curso natural dos acontecimentos. Quando cada coisa está no seu devido lugar, tudo flui organicamente: a saúde, as decisões, as relações, o trabalho…

Disciplina é manter cada coisa no seu devido lugar. É comer quando tem fome. É estar onde estamos.

Ser natural é uma disciplina. E para manter a naturalidade, é muito importante começar cuidando do corpo. Se ele não está bem, não dormimos bem. Logo, não tratamos bem as pessoas, surgem conflitos… ou seja, do físico, as consequências refletem no psíquico. A partir daí, qualquer decisão que tomarmos, será mal tomada.

Compreendendo isso, para vivermos bem devemos sempre dirigir os nossos esforços nas 3 dimensões: físicos, psíquicos e energéticos.

Shri Vivek Yoga é uma yoga completa, que trabalha o ser humano nas 3 dimensões: se trata bem ao corpo (músculos, digestão, capacidade respiratória), a sensibilidade cresce (os bloqueios reduzem) e a capacidade de atuar aumenta (tomamos as decisões corretas). Assim, qualquer falha que identificarmos, estaremos prontos para solucioná-la.

“Ter disciplina não é fazer algo por obrigação. A disciplina não é algo imposto. Em Shri Vivek Yoga nunca dizemos o que cada um tem que fazer, e sim ajudamos a ordenar as coisas, para que elas sigam o seu curso natural.”

Em Yoga, essa disciplina se chama “Sadhana”. A Sadhana é a prática diária feita por um yogui, que ajuda na limpeza de toxinas físicas e psíquicas, o que nos permite ver a nossa subjetividade.

Manter a disposição para cultivar essa disciplina é um desafio constante no caminho de um yogui. No processo de autocrescimento (Coach de Yoga), a “Sadhana” tem um papel fundamental para que cada um veja a si mesmo e possa corrigir as falhas. Na tradição indiana, ela é guiada por um mestre auto-realizado, o que permite a um yogui ver aquilo que ele não é capaz de ver.

Jivan Vismay 1

Mestre Shri Guruji Swami Vivekananda e yogui Jivan Vismay

A disciplina te permite ver como cada decisão tomada interfere na sua vida. Relacionar o valor desta decisão para a sua vida, irá fazê-la fluir. E a experiência é a beleza do caminho.

Jivan Vismay 3

O yogui indiano Jivan Vismay é convidado internacional do curso de formação de Coach de Yoga, que segue um caminho de autoconhecimento e crescimento pessoal baseado na ciência de Shri Vivek Yoga, através dos ensinamentos do mestre auto-realizado Shri Guruji Swami Vivekananda. O curso inicia a sua 2a turma no Brasil no dia 5 de março de 2016.

Clique aqui: Saiba mais sobre o Curso de Formação de Coach de Yoga

Veja comentários

Deixe uma resposta

Vá para cima