A Cúrcuma pela Ayurveda

O Saúde Elementar é um projeto do casal Andreas Bruno, professor e terapêuta ayurvédico e Maíra Salomão, naturóloga e psicoterapêuta, juntos eles criam cursos e retiros de Ayurveda e Psicologia Integrativa.

No Instagram do Saúde Alimentar tem sempre uma pílula e outra com dicas para o bem-estar. Aqui eles falam sobre a Cúrcuma:

“Sou amarela, sou dourada, meu brilho te fará brilhar, se com respeito você me tomar”

Essa poderia ser uma frase mística de auto apresentação da Cúrcuma. Para aqueles que já a utilizam por um tempo e vão criando uma relação mais íntima, começamos a perceber esse Ser que se apresenta nessa planta tão impressionante.

Haridra, que em Sânscrito significa amarela, dourada é a nossa tão querida e pouco compreendida Cúrcuma, a Cúrcuma longa, ou as vezes chamada de Açafrão da Terra.

A cúrcuma tem o poder de entrar no nosso organismo e fazer uma limpeza geral. Tem uma capacidade de purificar principalmente o plasma, o sangue e o fígado (sim, se você exagerou no carnaval é ela que vai te ajudar). Sempre que limpamos o plasma e o sangue temos um efeito na compleição da pele…ou seja, ela deixa a pele mais limpa, bonita e brilhante!

A imagem que eu tenho é, sabe quando a gente resolve dar aquela geral na casa? Aspirador, arrumar e mudar móveis de lugar passar pano e por último ainda colocar flores e acender um incenso?…então, eu sinto que é isso que a cúrcuma faz no nosso organismo. Limpa e dá brilho!

Além disso é uma planta que tem um alto poder de organizar a digestão, tratando gastrites, úlceras e desarranjos intestinais. Hoje a ciência moderna “já” provou (2 mil anos depois que o Ayurveda vem afirmando, mas tá super valendo) que ela tem ações anti inflamatórias fortíssimas. Ou seja, ajuda em mais da metade das doenças que conhecemos.

3g do pó de cúrcuma, (muito de preferência orgânica pois caso contrário ela virá misturado com amido de milho) fervido durante 5 minutos em 200ml de água. Tomar 2x ao dia e voilá, a faxina e embelezamento está a caminho!

Haridra é uma planta que pacifica os 3 Doshas, Vata, Pitta e Kapha, mas se você anda com o seu Vata ou Pitta muito desequilibrados é bom ter cautela pois em excesso ela pode ajudar a desequilibrar esses 2 Doshas.

Então, faça uma reverência a essa majestade dourada, e aproveite tudo que ela pode fazer para o seu organismo!

Quer saber mais diquinhas preciosas como essa? Acompanhe nosso insta ou venha estudar com a gente!

O Curso em Ayurveda Saúde Elementar 2019 começa nesse final de semana (16 e 17 de Março) com uma baita Introdução aos Princípios Filosóficos e Práticas do Ayurveda. E até dezembro caminharem juntos nessa constante de reconstrução da saúde e autonomia do bem estar.

Mais informações no link de pré-inscrição abaixo ou fale com a gente 011 98436-9503 / [email protected]

www.bit.ly/FormacaoAyurveda2019

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?