9 maneiras de viver com mais intenção

Por Lee Crutchley, via MindBodyGreen

9ways

Você já se deitou na cama e não conseguiu lembrar parte do seu dia? Você está eliminando semanas do seu calendário mais rápido do que os itens da sua lista de “to do”? Você gostaria que as respostas para as duas perguntas fosse não?

Se você respondeu sim para uma ou para todas as perguntas, provavelmente você precisa começar a viver com mais intenção. Isso significa simplesmente estar atento para o que acontece na sua vida e estar mais consciente das suas ações. Para isso você precisa de uma pequena, mas substancial mudança de perspectiva. E ela é mais fácil de alcançar do que você imagina.

Aqui estão 9 maneiras de viver com mais intenção.

1) Ache uma prática simples de respiração e faça-a.

Sente e respire por alguns minutos. Inspire. Expire. Inspire pelo nariz. Expire pela boca. Não pense em nada específico. Deixe a sua mente vagar para onde ela quiser. Mas foque em cada respiração. Repare nas sensações a cada respiração e não pare. Inspire. Expire.

2) Ignore o seu telefone.

Com qual frequência um toque do seu celular realmente necessita da sua atenção imediata? Tente desligar todas as notificações por um dia e olhe para o seu telefone só quando você quiser. No começo você provavelmente vai checá-lo com mais frequência do que nunca, mas, com o passar do dia, perceberá que você nem sente tanta falta assim – e que 24 horas é tempo mais do que suficiente.

3) Faça mais perguntas

Comece se perguntando mais sobre as coisas que você encontra. Por que estranhos não se cumprimentam? Por que os jornais existem? Por que comida ruim tem um gosto tão bom? Quanto mais perguntas fizer mais respostas você irá procurar e naturalmente o seu cérebro se tornará inquisitivo. Quando se deparar com uma perguntar em sua vida pessoal, estará melhor preparado para respondê-la.

4) Se preocupe apenas em momentos específicos.

Dedique 20 minutos (mais para o final do seu dia) para ser a sua “janela de preocupação”. Sempre que se pegar se preocupando durante o dia, pare. Escreva o que te preocupa. Quando chegar ao momento pré-estabelecido, se preocupe com tudo o que foi listado ao longo do dia. Se você não se preocupar durante todos os 20 minutos, você deve se preocupar sobre o por quê? Acabando o tempo, amasse e jogue fora a lista. Bom trabalho! Faça o mesmo amanhã.

5) Olhe para as coisas pequenas.

Seus dias podem facilmente se transformar em um mesmo dia se os seus percursos forem os mesmos, se o seu local de trabalho é o mesmo e se os colegas de trabalho dizem a mesma coisa todo santo dia. Passe os próximos dias tentando descobrir coisas do seu dia a dia que não havia reparado antes. Ao contrário do que diz o ditado popular, a curiosidade provavelmente ajudou o gato a viver uma vida feliz e repleta!

6) Mastigue a sua comida.

Se esforce para tomar mais consciência daquilo que você coloca na sua boca e permita-se sentir o seu sabor. Pense no que está comendo equanto come. Processe os sabores de cada mordida. Você está comendo para se nutrir ou por outro motivo? O sabor melhorou depois que prestou atenção?

7) Anote o seu dia.

Tente fazer um diário até o final do mês. Pode ser online ou em papel, mas tente escrever mais sobre os seus pensamentos e sentimentos do que sobre os acontecimentos. A melhor forma de perceber o que realmente está acontecendo em sua vida – e descobrir aquelas áreas onde você precisa viver com mais intenção –, é anotando e revendo.

8) Controle o seu tempo.

Se você já se questionou onde as pessoas encontram tempo, a verdade é que elas não encontram, elas criam tempo. Se você quer ler, aprender um idioma ou fazer qualquer coisa que não encontra tempo para fazer, tente criar tempo. Separe um pouquinho de tempo todos os dias e simplesmente faça o que quer fazer. O mundo não vai parar de rodar, eu prometo.

9) Faça uma coisa de cada vez.

Se você está lendo isto enquanto responde emails, come um sanduiche e “trabalha”, estou falando com você. Não importa o que pense, você não consegue fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo. Tentar fazer tudo de uma vez suga sua energia, reduz sua produtividade e aumenta a sensação de que a vida é nebulosa e sem controle. Comece a fazer e terminar uma coisa de cada vez. Aproveite o seu sanduiche.

Foto: Getty Images

Tradução: Nowmastê

Link original aqui.

Deixe uma resposta

Por uma vida mais consciente

Você quer receber as novidades e promoções do Nowmastê no seu e-mail?